PUBLICIDADE

Eminem começa o ano com o mundo pop a seus pés

Com cinco indicações ao Grammy, um elogiado trabalho no cinema e a liderança no ranking de discos mais vendidos, rapper é a maior aposta do ano

Por Agencia Estado
Atualização:

Eminem firma-se cada vez mais como uma força intocável no mundo pop. O rapper, que foi indicado a cinco Grammys esta semana, continua dominando a parada de discos americana e agora anuncia o lançamento de uma marca de roupas. Enquanto isso, o filme 8 Mile: Rua das Ilusões, que ainda nem estreou em vários mercados, já faturou mais de US$ 115 milhões em pouco mais de dois meses nos cinemas americanos. O poder de vendas do polêmico rapper vem crescendo desde 2000, quando estourou com o álbum The Marshall Mathers LP. Mas em 2002, ele consagrou-se e foi parar no primeiro lugar do ranking dos mais poderosos da música compilado pelo jornal Los Angeles Times. Segundo a publicação, ele faturou US$ 158,3 milhões apenas com a venda dos discos The Eminem Show (que teve 7,6 milhões de cópias saindo das prateleiras e se tornou o álbum mais vendido do ano) e a trilha sonora de 8 Mile (com 3,5 milhões até agora, que passou cinco semanas no primeiro lugar da parada da Billboard). Não foi computada a bilheteria do filme (que tem estréia prevista para fevereiro nos cinemas brasileiros), mas ele também embolsou US$ 7,5 milhões com a participação na turnê Anger Management. Se os executivos da indústria do entretenimento já apostavam alto em Eminem, agora as estratégias ficam ainda mais sérias. O mercado sabe que o poder de vendas do rapper é um dos mais altos dos últimos tempos, então, em 2003, ele tem tudo para continuar reinando. O primeiro passo é uma segunda trilha sonora de 8 Mile, que chega ao mercado em breve com mais músicas inspiradas pelo filme (cuja história se passa nos "primórdios" do hip hop moderno, em meados dos anos 90). A performance de Eminem na cerimônia do Grammy, no fim de fevereiro, também pode representar um aumento ainda maior para os discos The Eminem Show e as trilhas sonoras. Ainda há a possibilidade da entrada da fita pelo menos nas premiações mais jovens, como o Movie Awards, da MTV, e o Teen Choice Awards. A arrecadação no resto do mundo e o lançamento em DVD também devem empurrar o artista para a lista dos mais ricos no final de 2003. Em agosto, pouco antes da volta às aulas, as lojas devem receber os primeiros produtos da marca Shady, que vai reproduzir o look de Eminem nos palcos. Seguindo os passos de Jennifer "J.Lo" Lopez, ele licenciou seu nome e estilo para a empresa Nesi Apparel, fundada por Victor Nesi, responsável pela bem-sucedida marca americana Bugle Boy. Segundo analistas do mercado de moda, o potencial de uma grife associada a Eminem é "incalculável". O apelo do rapper está na antipatia que os pais dos adolescentes têm por ele. E para garantir novas fontes de renda mesmo quando estiver sofrendo de superexposição, Eminem está produzindo outros artistas para seu selo Shady Records (que lançou a trilha sonora de 8 Mile). Sua primeira grande aposta é 50 Cent, um rapper que já começou a chamar atenção por conta de uma briga com outros grandes nomes do mercado. O selo ainda deve lançar este ano o disco do rapper Obie Trice e do grupo D12, do qual ele faz parte.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.