
08 de novembro de 2016 | 16h59
O museu Tate Modern, em Londres, apresentará do próximo dia 10 até 7 de maio do ano seguinte a exposição fotográfica The Radical Eye: Modernist Photography. A exibição reúne cerca de 150 imagens modernistas, datadas dos anos 20 aos 50, que pertencem a ninguém menos que Elton John. Apaixonado pela arte de desenhar com a luz, o cantor britânico tem uma coleção com mais de 8 mil fotografias e disponibilizou algumas raras para serem exibidas juntas pela primeira vez.
As fotos reunidas na exposição foram realizadas por cerca de 70 fotógrafos, dentre eles estão os consagrados Man Ray, Dorothea Lange, André Kertéz e Bertenice Abbot. Os temas contemplados também são variados: há naturezas mortas, nus artísticos, retratos de músicos e personagens célebres como Pablo Picasso, Henri Matisse e Dora Maar.
Guns N’ Roses: como era o mundo em 1993, quando Axl Rose, Slash e Duff McKagan se separaram
Durante a abertura da mostra à imprensa, a diretora do museu londrino, Frances Morris, avaliou a coleção de John como "extraordinária". Ela ainda explicou a escolha da galeria por selecionar apenas fotografias modernistas em meio ao acervo do músico: "É um período em que a fotografia começava a se tornar ativa. Havia essa energia fantástica, a fotografia era profundamente inovadora, muito internacional e rompia todas as regras".
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.