Edward Cansino, compositor que liderou o grupo I Cantori, morre aos 63

Repertório do I Cantori geralmente incluía covers de música antiga, de antes de 1750

Associated Press,

25 de dezembro de 2010 | 05h18

Edward Cansino, um compositor e regente que liderou o eclético vocal e instrumental conjunto I Cantori, morreu. Ele tinha 63 anos.

 

Cansino morreu de câncer no último domingo, 19, na sua casa em Altadena, perto de Los Angeles disse sua esposa, Gina Di Massa Cansino.

 

I Cantori (palavra italiana para cantores) tinha um repertório de música antiga, que geralmente incluía composições covers das épocas Medieval,  Renascentista e Barroca até 1750, mas não era só isso.

 

"Nossa filosofia é explorar a relação entre a nova e a velha música", disse Jeannine Wagner, regente do grupo Roger Wagner, que fundou o I Cantori com Cansino em 1975.

 

Um exemplo do mix musical do I Cantori está no CD A Choir of Angels de 1995, com seleções os quatro anos de show que começaram no final dos anos 1980 e foram gravados no Los Angeles City Hall.

 

Edward M. Cansino III nasceu em Hollywood em 20 de outubro de 1947, o primeiro filho de Edward Cansino Jr. E Teresa Eliades Cansino. Seu avô era o dançarino espanhol clássico Eduardo Cansino e sua tia era a atriz Rita Hayworth. Seu pai também atuou em teatro, filmes e no começo da televisão em 1940 e 50.

 

Cansino foi um versátil compositor, tendo completado ópera, um Ballet com narração para crianças, e partes vocal e instrumental para o I Cantori. Ele também ensinou no Colégio Ocidental durante os anos 1990.

Tudo o que sabemos sobre:
Edward CansinoI Cantori

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.