PUBLICIDADE

'Despacito' domina Grammy Latino com quatro prêmios

A canção obteve prêmios como de melhor música do ano e melhor gravação

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A música Despacito, sucesso global de Luis Fonsi e Daddy Yankee, levou quatro prêmios do Grammy Latino, em sua 18ª edição, nesta quinta-feira, 16, em Las Vegas. A canção obteve os prêmios de melhor música do ano, melhor gravação, melhor fusão por sua versão com Justin Bieber, que alcançou o topo do ranking Hot 100 da Billboard, e melhor vídeo em versão curta.

"Este prêmio é trabalho em equipe, há muita gente envolvida. (...) Daddy Yankee, obrigada por se juntar", disse Fonsi ao receber o prêmio de melhor gravação, que dedicou, entre lágrimas, à sua família e à sua Porto Rico natal, que se recupera da devastação causada pelo furacão Maria.

Luis Fonsi, de 'Despacito', posa com os seus quatro prêmios recebidos na cerimônia do Grammy Latino 2017, em Las Vegas. Foto: Eric Jamison/Invision/AP

PUBLICIDADE

O Grammy Latino de álbum do ano foi para Salsa Big Band, de Rubén Blades, com Roberto Delgado e sua orquestra. O trabalho do veterano panamenho, o segundo gravado com seu compatriota Delgado e banda, levou também o prêmio de melhor álbum de salsa.

O rapper porto-riquenho Residente, que chegou com nove indicações ao Grammy, acumula duas estatuetas: melhor álbum de música urbana por Residente, seu ambicioso projeto baseado em um estudo de seu genoma, e pela canção Somos anormales. "A arte não tem a ver com números", então "parem de falar de quantidade de seguidores, quantidade de views, e comecem a falar de música", disse.

O dominicano Vicente García, 34, levou o prêmio de melhor artista revelação, acumulando três Grammy, após seu A la mar, produzido por Eduardo Cabra, conquistar melhor álbum cantor/autor e melhor canção tropical, com Bachata en Kingston.

A maioria dos prêmios foi entregue na Premiere, uma cerimônia que antecede à grande festa transmitida pela TV, à qual nem Luis Fonsi, nem Daddy Yankee compareceram.

O brasileiro Tiago Iorc segura o prêmio recebido na 18ª edição do Grammy Latino, em Las Vegas. Foto: Valerie Macon/AFP

Entre os brasileiros premiados estão Tiago Iorc, que levou o Grammy Latino de melhor álbum pop contemporâneo em língua portuguesa, com Troco Likes Ao Vivo: Um Filme De Tiago Iorc, e Nando Reis, na categoria melhor álbum de rock ou música alternativa em língua portuguesa, com Jardim - Pomar.

Publicidade

O cantor Daniel levou o prêmio de melhor álbum de música sertaneja, com Daniel, enquanto Aline Barros venceu na categoria de melhor álbum de música cristã (língua portuguesa), com Acenda a Sua Luz, e Mart'nália ganhou o prêmio de melhor álbum de samba/pagode, com + Misturado.

+ Anitta canta com Nick Jonas em homenagem a Alejandro Sanz em evento do Grammy Latino

O prêmio de melhor álbum de Música Popular Brasileira foi para Edu Lobo, Romero Lubambo e Mauro Senise, por Dos Navegantes, e o de melhor canção em língua portuguesa para Ana Vitória com Tiago Iorc, por Trevo (Tu). Na categoria álbum de música de raízes brasileiras a vencedora foi Bruna Viola, por Ao Vivo - Melodias do Sertão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.