Críticos reagem bem ao novo álbum de Madonna, 'Hard Candy'

Como presente de despedida, o últimoálbum de Madonna para a gravadora Warner Brothers éespecialmente generoso, a se acreditar nas primeiras reaçõesdos críticos de música. "Hard Candy", o 11o álbum de Madonna gravado em estúdio,foi lançado esta semana em todo o mundo e ganhou o selo deaprovação dos críticos de rock, embora, segundo eles, boa partedos créditos se deva aos seus colaboradores. A dance music, com influência de hip-hop, leva Madonna devolta às origens. E, ao optar por trabalhar com artistas comoJustin Timberlake, Kanye West e Pharrell Williams, elapriorizou a certeza do sucesso. "É surpreendente que o 11o álbum de estúdio de Madonna sejaum ato de submissão", escreveu Caryn Ganz, da revista de músicaRolling Stone, atribuindo a "Hard Candy" quatro estrelas (omáximo seriam cinco). "Nesse álbum, a reflexão de Madonna sobre sua própriarelevância na meia idade, ela se deixa manipular por produtoresde sucesso garantido." Alexis Petridis, do The Guardian, deu três estrelas aodisco e descreveu o envolvimento de Timberlake como algopositivo e também negativo, dizendo que os sons já conhecidosde seu último álbum, "FutureSex/LoveSounds", "surpreendem menosdesta vez". Ele criticou as letras de Madonna, incluindo um verso de"Dance 2night" que diz "não é preciso ser rico e famoso paraser bom". Jon Pareles, do The New York Times, acha que a Warner, coma qual Madonna trabalhou por 25 anos, ficará mais quesatisfeita com o disco. "'Hard Candy' é o tipo de álbum que as gravadoras anseiamno mercado problemático de hoje: um conjunto de canções queapelam às massas, facilmente digeríveis, de uma estrela que nãoestá se arriscando." Madonna, uma das artistas que mais vende no mundo, deixou aWarner Brothers no ano passado e assinou com a Live Nation,empresa que promove turnês, um contrato de dez anos no valorsuposto de 120 milhões de dólares. O contrato foi um exemplo do chamado "negócio de 360graus", cada vez mais popular na indústria musical, que temtido dificuldades em ganhar dinheiro unicamente com a venda dediscos. Os "negócios de 360 graus" costumam abranger ediçõesmusicais, turnês, merchandising, direitos digitais e gravações. O primeiro single do álbum de Madonna, "4 Minutes" (comJustin Timberlake), foi número um nas paradas britânicas desingles e número três na lista Hot 100 da Billboard, nos EUA.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.