Divulgação
Divulgação

'Concerto para Gonzaga' leva orquestra a 160 países

Homenagem da Orquestra Cidadã Meninos do Coque ao rei do baião será transmitida pela Globo

28 Julho 2010 | 18h45

SÃO PAULO - Duas comemorações vão colocar o Recife no centro do mundo com o espetáculo Concerto para Gonzaga que será realizado no Teatro Guararapes, na capital pernambucana, no dia 5: o aniversário de 4 anos da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque e os 98 anos que o 'rei do baião' Luiz Gonzaga faria este ano. A orquestra é formada por 70 garotos entre 8 e 17 anos, de uma das favelas mais violentas da cidade do Recife.

 

Somente convidados vão poder assistir à apresentação ao vivo, mas o concerto será exibido para mais de 160 países. A gravação será feita pela TV Globo que vai exibir o especial no dia 13 de dezembro, data do aniversário de Gonzagão e também Dia Nacional do Forró.

 

As canções de Luiz Gonzaga serão interpretadas pelo cantor cearense Alcymar Monteiro que vive no Recife, onde é considerado o 'rei do forró'. A regência da orquestra será feita pelo maestro e violoncelista italiano Vittorio Ceccantti, convidado para substituir o maestro Cussy de Almeida, que morreu em julho e comandou o grupo por dez anos. É a segunda parceria de Ceccantti com os músicos, depois da master class realizada em abril para os Meninos do Coque. "Serão 13 músicas em conjunto com Alcymar e uma onde a Orquestra ficará sozinha no palco", explicou a maestrina Aline Ananias de Lima, responsável pelos ensaios da orquestra.

 

No cinema - O cineasta Zelito Viana, que dirigiu Villa-Lobos: Uma Vida de Paixão, também vai filmar o evento para o documentário em longa-metragem que está dirigindo sobre a orquestra. Viana quer mostrar o cotidiano das crianças da orquestra e deve registrar desde os ensaios preparatórios até o espetáculo para compor o filme que se chamará Sons da Esperança e terá narração do ator Marcos Palmeira, cuja presença também já foi confirmada. A produção é de Alfredo Bertini, da Bertini Produções e Eventos e deverá ser lançada no próximo Cine-PE. Viana vai registrar uma possível apresentação da orquestra no prêmio "Melhores Práticas de Inclusão Social do Mundo", da Organização das Nações Unidas, em 3 de novembro em Dubai, Emirados Árabes.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.