AP/Austin American-Statesman, Kelly West
AP/Austin American-Statesman, Kelly West

Começa nos Estados Unidos o eldorado do indie

Sharon Jones and the Dap Kings, que acompanhou Amy Winehouse na edição de 2007, é um dos destaques

Roberto Nascimento - O Estado de S. Paulo,

19 de março de 2010 | 15h46

O festival de música e cinema South by Southwest, termômetro da cena independente americana que todo ano leva milhares de fãs, críticos, e produtores às ruas de Austin no Texas, deu início à sua programação musical na quarta-feira. As apresentações da primeira noite foram transmitidas ao vivo pela rádio pública americana. Entre os destaques estiveram o excelente retro soul de Sharon Jones and the Dap Kings - banda que acompanhou Amy Winehouse na edição de 2007 do festival- e o reggae de Damian Marley, filho mais novo de Bob.

 

som Ouça trecho de "Uncomfortable Truth", de Nneka

som Ouça trecho de "Rain on the City", de Freddy Johnston

som Ouça trecho de "One Day", de Kings Go Forth

 

Até domingo, SXSW - como é chamado - terá apresentações de mais de duas mil bandas que, em busca de contratos de gravação ou a venda de suas composições para trilhas de comerciais, tocarão em bares, casas de show e telhados pela cidade. Os brasileiros marcam presença com - entre outros - o trio gaúcho L.A.B. e os paulistas The Moxine e M. Takara 3, que faz uma interessante mescla de samples com ritmos africanos.

 

O festival é um dos grandes responsáveis pela transformação de Austin em polo cultural e nos últimos anos tem virado alvo de intenso marketing. Mesmo assim a promessa de estar próximo da vanguarda musical garante a atenção geral.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.