Coleção com 15 mil gravações dos Rolling Stones é doada a universidade alemã

Freiburg será a primeira instituição do mundo com um arquivo da banda

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Universidade de Freiburg (sudoeste da Alemanha) recebeu a doação de uma coleção com 15 mil gravações dos Rolling Stones, além de dezenas de milhares de objetos, livros, artigos de imprensa e cartas relacionadas ao grupo britânico.

A doação foi realizada pela família do advogado Reinhold Karpp (1946-2012), que colecionou itens da banda durante cinco décadas, informou nesta segunda-feira o Centro de Cultura Popular e Música (ZPKM), adjunto à Universidade de Freiburg.

Os documentos serão arquivados e classificados em Freiburg, e nos próximos anos o público poderá ter acesso ao material.

Rolling Stones em apresentação no Rio de Janeiro em fevereiro do ano passado. Foto: Fabio Motta/Estadão

PUBLICIDADE

Karpp guardava sua coleção em sua casa, perto de Bonn (oeste da Alemanha), e após sua morte os objetos foram herdados por sua família.

Freiburg será a primeira universidade do mundo com um arquivo dos Rolling Stones, segundo o ZPKM, que foi fundado em 2014 a partir do arquivo da canção popular tradicional alemã (Deutsche Volkslieder Archiv), que teve sua origem um século antes.

A ideia visa renovar a tradição desse arquivo e dar a ele um critério mais amplo, que leva em conta também a cultura popular internacional.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.