Cobain, Lennon e Elvis estão de volta ao mercado

O relançamento de trabalhos decelebridades mortas virou negócio lucrativo no fim deste ano. Aaguardada faixa inédita do Nirvana, You Know You´re Right,que "vazou" para a internet, já vem sendo tocada em emissorasde rádio na Inglaterra. Yoko Ono anunciou orelançamento do disco Mind Games, de John Lennon, incluindotrês faixas inéditas. A expectativa também é grande em relação aElvis 30 #1 Hits, que chegou às lojas de todo o mundo estasemana e deve chegar ao primeiro lugar da parada de váriospaíses.De acordo com a imprensa americana, novos detalhes sobre olançamento da caixa com os maiores hits do Nirvana devem seranunciados nos próximos dias. Courtney Love finalmente entrou emacordo com Dave Grohl e Krist Novoselic para a chegada da faixainédita do grupo ao mercado. You Know You´re Right foigravada em Seattle em janeiro de 1994, depois da conclusão doálbum In Utero, meses antes da morte de Kurt Cobain.A música apareceu na internet e já foi veiculada por várias emissoras de rádio, incluindo as importantes Radio 1 e XFM. De acordo com o semanário New Musical Express, todas as estações que tocaram a música foram repreendidas pela gravadora e prometeram não repetir a dose. Segundo um comunicado distribuído à imprensa pela XFM, amúsica foi tocada "porque os fãs merecem, por seu amor peloNirvana". "Como resultado, enfurecemos a gravadora, então sóvamos tocar quando tivermos autorização." A polêmica só deveaumentar o apetite pelo lançamento, que deve chegar ao mercadono Natal.Se os roqueiros dos anos 90 já têm seu disco preferido para o fimdo ano, os saudosistas também devem ficar felizes. Yoko passousemanas no estúdio Abbey Road, em Londres, remasterizando odisco Mind Games, que chega ao mercado no dia 7 de outubro,dois dias antes do que seria o aniversário de 62 anos de Lennon.A viúva, que esta semana ganhou espaço na imprensanova-iorquina por conta do processo contra um ex-assistente, selecionoutrês faixas inéditas para acompanhar o disco - um presente quedeve ser valorizado apenas pelos fãs mais radicais. São elas asversões demo de Aisumasen (I´m Sorry), Bring On the Lucie(Freda Peeple) e Meat City. O álbum, originalmente lançadoem 1973, também ganha novas fotos e desenhos inéditos feitospelo músico.Na próxima semana, o mercado fonográfico vai estar de olhonos números alcançados pelo megalançamento Elvis 30 #1 Hits,que inclui todas as faixas do rei do rock que chegaram ao topodas paradas. A esperança da gravadora e dos herdeiros é que odisco, em que todas as músicas foram remasterizadas, consigasuperar as vendas de 1, projeto similar dos Beatles, lançadohá dois anos.Acompanhado de uma campanha publicitária mundial que incluisites em várias línguas, promoções e o lançamento de DVDs elivros, o disco pretende apresentar Elvis para uma nova geraçãode fãs. Assim, o álbum ganhou o remix de A Little Less Conversation, feito pelo DJ holandês Junkie XL, que foi trilha sonora de um comecial da Nike antes de ganhar as pistas de todo o mundo. O clipe da música tem tido boa execução na MTV de vários países.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.