Chucho Valdés e Hamilton de Holanda Abrem Festival hoje

'Estado' acompanhou o ensaio do pianista cubano e o bandolinista brasileiro, que tocam hoje no Telefonica Sonidos

Lucas Nobile - O Estado de S.Paulo,

24 de agosto de 2011 | 18h56

O pianista e compositor cubano Chucho Valdés se apresenta hoje, às 21h30, com sua banda no Festival Telefonica Sonidos, no Jóquei Clube de São Paulo. Filho do também lendário pianista Bebo Valdés, o artista, revolucionou o jazz cubano com seu grupo Irakere, nos anos 1970. Prestes a completar 70 anos (no dia 9 de outubro), Chucho tocará hoje temas de sua carreira, entre eles músicas do seu último trabalho, Chucho's Steps (2010), além de receber como convidado o bandolinista e compositor brasileiro Hamilton de Holanda.

O Estado acompanhou na terça-feira, 23, o ensaio de Chucho e Hamilton em um estúdio no bairro do Morumbi. Das 20 h às 23 h, os dois e a banda de Chucho passaram os temas que farão juntos hoje à noite: duas composições do cubano, uma delas o tema Neurosis, além do clássico bolero Besame Mucho e do choro Tico-Tico no Fubá.

Durante as três horas do ensaio, Chucho deixou transparecer algumas das razões para ser tão respeitado no mundo inteiro. Sabedor de que não basta apenas ser um gênio criador de temas jazzísticos e salseiros, o cubano mostra-se extremamente respeitoso e simples no contato com todos os músicos. Ao longo de todo o tempo, anotava o mapa (estrutura) das músicas, combinava os encerramentos e aprendia atenciosamente a harmonia de Tico-Tico.

Formado em um conservatório de piano precocemente aos 13 anos de idade, hoje, com quase seis décadas de música nas costas, Chucho será inegavelmente a maior atração do festival. Para variar, Hamilton de Holanda não será mero coadjuvante enquanto estiver no palco. As palavras são de um impressionado Chucho Valdés. "(Hamilton) é algo descomunal. Parece uma metralhadora. Quando começamos a gravar?", pergunta Chucho ao bandolinista no fim do ensaio. É esperar o ano que vem e torcer para que o encontro dos dois renda um disco antológico.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.