
05 de maio de 2017 | 11h21
Para homengear o centenário de Dalva de Oliveira, que nasceu em 5 de maio de 1917, será realizado até este sábado, 6, em Rio Claro (SP), sua terra natal, um evento com shows musicais, exposição e outras atrações.
O Festival 100 Anos Dalva de Oliveira está em sua primeira edição e visa lembrar a cantora que foi considerada a "rainha do rádio" na década de 1950. O evento é gratuito e realizado no Casarão da Cultura, no centro de Rio Claro.
Nos 100 anos de Herivelto Martins, vamos lembrar do seu louco amor por Dalva de Oliveira.
Dalva, ou Vicentina de Paula Oliveira, seu nome de batismo, tinha uma voz capaz de ir do contralto ao soprano, o que lhe rendeu o apelido de rouxinol brasileiro. O evento em sua homenagem conta com exposição fotográfica e já teve nesta semana atrações como as apresentações do Duo Viva Dalva, da Banda Estrela D'Alva, da cantora Vilma Faggioli e do pianista Wagner Muccillo
Nesta sexta-feira, 5, se apresentam Roberto Seresteiro e Grupo Água de Vintém, a partir das 20h. Já no sábado, 6, às 16h, haverá roda de samba com o Núcleo de Samba Cupinzeiro. Em seguida, às 21h, sobem ao palco os Seresteiros Regionais e um grupo de choro de músicos locais.
Na noite de quinta-feira, 4, foi realizado o Bate-papo Cultural sobre a trajetória da artista. "Vamos destacar sua trajetória como uma das mais brilhantes cantoras dos anos dourados do rádio", contou Mônica Frandi Ferreira, superintendente do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro.
Vida. Dalva de Oliveira nasceu na cidade em 5 de maio de 1917 e começou sua carreira artística nos anos 30. Ela soma mais de 400 gravações, estando sua voz presente também em discos de grandes nomes da música, como Carmen Miranda, Francisco Alves e Orlando Silva.
A cantora atuou ainda em filmes e foi eleita Rainha do Rádio em 1951, tendo morrido em 1972. Sua obra e vida já foram parar no teatro e na televisão, caso na minissérie Dalva e Herivelto, exibida em 2010 pela Rede Globo.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.