CDs devem ficar obsoletos em breve

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Por Agencia Estado
Atualização:

Que as fitas de VHS iriam parar no lixo, você já sabia. A rede Blockbuster, por exemplo, está jogando fora 75% de seu acervo. Pois pode se preparar para se livrar também dos DVDs "convencionais", já que a indústria prepara o lançamento de um formato muito mais eficiente. Ah, sim, e aproveite para se acostumar com a idéia, porque a partir de junho, os CDs começam a ficar obsoletos: é quando chega ao mercado americano o formato DataPlay, que vai substituir os discos que "só" comportam 70 minutos de música. A tecnologia digital sempre esteve atrelada à evolução para versões menores (em tamanho), mais rápidas e com maior capacidade de armazenamento de informação. Mas a indústria agora sente a pressão do crescimento da pirataria e da distribuição digital de música e de filmes (cerca de 3 bilhões de músicas estão sendo trocadas na internet a cada mês, de acordo com estimativas). A solução é lançar no mercado produtos híbridos (CDs com vídeos, entrevistas e animações ou DVDs com diversos bônus), muito mais "pesados", com conteúdo que não possa ser enviado pela Internet. Assim, nasce a nova geração de DVDs, os chamados Blu-ray Discs, capazes de armazenar 13 horas de filmes (os atuais comportam apenas 133 minutos). Os discos, praticamente do mesmo tamanho dos atuais, têm capacidade para 27 Gigabytes (mais do que muitos computadores) e vão permitir gravações. Empresas como a Sony, Philips, Samsung, Pioneer e Sharp estão desenvolvendo em conjunto os aparelhos que vão tocar os novos discos e ainda não se sabe se as máquinas serão compatíveis com os DVDs atuais, o formato que teve o crescimento mais rápido em toda a história. Antes da chegada dos Blu-ray Discs ao mercado (ainda sem data definida), os adolescentes americanos vão poder gastar a mesada no formato DataPlay. O grande charme do novo produto é o tamanho: pouco maior do que uma moeda grande. A capacidade é de 3,5 Gigabytes, o equivalente a cinco CDs completos. As gravadoras planejam lançar álbuns com uma série de brindes em vídeo, games e outros presentes hi-tech. Cada disco virgem vai custar entre US$ 5 e US$ 12 e os aparelhos devem ser lançados na metade do ano custando entre US$ 280 e US$ 450. O maior impulso que o formato recebeu até agora foi a anúncio, esta semana, do lançamento de discos de Britney Spears e ´N Sync. De acordo com o Hollywood Reporter, a gravadora Jive vai ser a primeira no mercado a se comprometer com a nova tecnologia. A Universal, a EMI e a BMG já anunciaram planos de adotar o formato, mas ainda não divulgaram a lista de artistas envolvidos na primeira fase. É claro que o excesso de formatos pode acabar tendo um efeito negativo em um mercado em que a tecnologia fica cada vez mais ao alcance do consumidor. Para cada novidade que dá certo (VHS, CD, DVD), existem sempre várias que não decolam (Betamax, Laser Disc, MiniDisk). Com os altos preços das fases de lançamento e a falta de certeza de que a tecnologia vai emplacar, o mais seguro é tomar cautelan frente à primeira geração de novos produtos.

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