Cantor cubano Silvio Rodríguez recebe visto para os EUA

O cantor cubano Silvio Rodríguez, considerado a voz oficial da Revolução Cubana, recebeu visto para entrar nos EUA e deve se apresentar em 4 de junho no Carnegie Hall, em Nova York, disse na quarta-feira à Reuters o seu advogado norte-americano, Bill Martínez.

JEFF FRANKS, REUTERS

12 de maio de 2010 | 20h34

Falando por telefone de San Francisco, Martínez disse que o visto foi aprovado na terça-feira e tem duração suficiente para permitir que o artista de 63 anos se apresente em várias cidades dos EUA, como Los Angeles, San Francisco e Chicago.

Sob o governo de George W. Bush, os EUA costumavam rejeitar vistos desse tipo, ainda mais em se tratando de um cantor que em muitas músicas louva a revolução de 1959, que levou à implantação do comunismo na ilha - embora em outras canções ele faça ligeiras críticas ao regime.

Recentemente, Rodríguez declarou a jornalistas em Havana que Cuba está "clamando por uma revisão de muitas coisas (...), de conceitos a instituições".

As relações entre Cuba e EUA tiveram uma ligeira melhora desde o início do governo de Barack Obama, que suspendeu restrições para viagens e remessas financeiras de cubano-americanos, e autorizou um maior intercâmbio cultural.

Tudo o que sabemos sobre:
MUSICARODRIGUEZVISTO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.