Divulgação
Divulgação

Caetano Veloso ganha disco com versões de artistas da nova geração

O álbum ‘A Tribute to Caetano’ tem participações dos cantores Devendra Banhart, Tulipa e Beck

Paula Carvalho - estadão.com.br,

07 de agosto de 2012 | 09h32

Em comemoração ao aniversário de 70 anos de Caetano Veloso, diversos artistas prepararam versões de suas músicas para o disco A Tribute To Caetano. O trabalho, lançado nesta terça-feira, 7,  reúne 16 músicas nem sempre lembradas do baiano, como Quem Me Dera, do disco Domingo, interpretada por Devendra Banhart e Rodrigo Amarante, e Janelas Abertas nº2, do disco Caetano e Chico Juntos e Ao Vivo, interpretada pela portuguesa Ana Moura.

A escolha dos músicos foi feita pelo produtor Paul Ralphes, diretor artístico da gravadora Universal Music do Brasil. "Acho que a importância da música do Caetano está muito forte na nova geração de artistas no Brasil no momento", comentou, justificando a escolha de cantores como Luísa Maita, Qinho e Mariana Aydar. Já com os músicos de fora do País, escolheu "quem sabia que gostava do trabalho do Caetano". Beck, Chrissie Hynde e Jorge Drexler são alguns deles.

A paulistana Tulipa Ruiz participa com Da Maior Importância, originalmente gravada no disco Qualquer Coisa. "Essa música me dá infinitas possibilidades de linguagem, performance. E acho que para quem assiste também, você faz um filminho na sua cabeça. Você veste a música do jeito que você preferir, do jeito que tem mais a ver com a sua história", disse a cantora.

O catalão Miguel Poveda, que faz uma versão em espanhol de Força Estranha, conta que escolheu a música por causa do pai. “Eu estava passando por um momento muito sensível, e a letra era tudo o que eu precisava cantar”, comentou.

Peter Gast, do disco Uns foi gravada por por Seu Jorge, Toninho Horta e Arismar Espírito Santo e Eclipse Oculto ganhou uma nova roupagem da paulistana Céu. Segundo Ralphes, os artistas tiveram total liberdade para recriar as canções - e, curiosamente, nenhuma das escolhas do repertório coincidiu.

Caetano não participou do processo de gravação do disco. O baiano, aliás, mostrou bem menos disposição a comemorações públicas dos seus 70 anos do que seus fãs ou a sua gravadora (que também lançará versões dos LPs de Caetano em formato digital pela loja iTunes). Atualmente, ele está em estúdio gravando um novo disco - e que assim seja.

Confira a lista de músicas do álbum A Tribute To Caetano:

1.You Don’t Know Me, por Magic numbers

2. Eclipse Oculto, por Céu

3. The Empty Boat, por Chrissie Hynde, Moreno, Kassin e Domenico

4. London London, por Mutantes (Sérgio Dias)

5. Michelangelo Antonioni, por Beck

6. Fora da Ordem, por Jorge Drexler

7. É de Manhã, por Marcelo Camelo

8. Quem Me Dera, por Devendra Banhart e Rodrigo Amarante

9. Alguém Cantando, por  Momo

10. Trilhos Urbanos, por Luisa Maita

11. Janelas Abertas n°2, por Ana Moura

12. Da maior importância, por Tulipa Ruiz

13. Força Estranha, por  Miguel Poveda

14. Qualquer Coisa, por Qinho

15. Peter Gast, por Seu Jorge, Toninho Horta e Arismar Espírito Santo

16. Araçá Azul, por Mariana Aydar

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.