Reprodução
Reprodução

Black Sabbath fará disco e turnê com formação original de 1968

Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward já estão ensaiando para shows do retorno da banda

16 de agosto de 2011 | 13h39

SÃO PAULO - O Black Sabbath voltará a se reunir em sua formação original para gravar um novo disco e sair em turnê, anunciou nesta terça-feira, 16, a Birmingham Mail Net.

 

Os roqueiros Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward já estão ensaiando para os shows que marcarão o retorno da banda, que começou a produzir novas músicas em junho deste ano.

 

"Nós estamos realmente olhando além com isso e eu acho que as coisas que escrevemos são muito boas", disse Tony Iommi, hoje com 63 anos, que revelou ainda que as novas músicas relembram "o velho material original".

 

O guitarrista só tem uma preocupação com o retorno do grupo, a saúde do baterista Bill Ward, que está se recuperando de uma cirurgia.

 

Os metaleiros do Black Sabbath surgiram em 1968 com a formação que se reúne agora. Ozzy Osbourne, um dos vocalistas mais famosos do gênero, saiu da banda apenas 10 anos depois. A partir de então, o grupo passou por diversas reformulações. Ronnie James Dio, Vinny Appice, Tony Martin e Ian Gillan foram só alguns dos artistas que passaram pelo grupo.

 

Mais de dez anos depois de o último disco da banda ser lançado, a banda voltou a se apresentar, em 2006, sob um novo nome, Heaven and Hell - título dado por a formação ser a mesma que gravou o disco homônimo, de 1980, mas o grupo foi dissipado após a morte de Dio, em 2010.

 

O Black Sabbath gravou 18 discos, o último em 1995, Forbidden. Ozzy Osbourne, que se firmou em carreira solo nos anos seguintes à sua saída da banda, lançou 11 álbuns de estúdio.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.