Artistas na programação da Virada Cultural usam redes sociais para protestar contra Temer

Em 2016, manifestações contra o governo marcaram o evento em São Paulo

PUBLICIDADE

Por Guilherme Sobota
Atualização:

Diversos artistas escalados para tocar na Virada Cultural deste fim de semana, em São Paulo, usaram as redes sociais para marcar posições de protesto ao governo de Michel Temer - especialmente nos últimos dois dias, desde que começaram a ser divulgadas as delações do empresário Joesley Batista envolvendo o presidente, na quarta-feira, 17.

As manifestações na web devem antecipar as manifestações ao vivo e repetir o que ocorreu no ano passado - com e sem a anuência de quem se apresentava nos palcos. Em 2016, a música mais entoada na Virada Cultural paulistana foi o "Fora, Temer", naquela ocasião em protesto principalmente à proposta de extinção do Ministério da Cultura.

Público viu o show de Ney Matogrosso, na abertura da Virada Cultural de 2016, com cartazes em protesto ao então presidente interino Foto: SERGIO CASTRO/ESTADÃO

PUBLICIDADE

Ativista frequente e com forte presença nas redes sociais, Daniela Mercury abre a Virada no Sambódromo do Anhembi - que pela primeira vez receberá os shows de grande porte do evento - no sábado, 20, às 18h, e escreveu no Instagram nesta quinta-feira, 18: "Adeus, Temer! Renúncia já! Diretas já! #adeusTemer #renunciajá #diretasjá".

Com apresentações marcadas no Centro Cultural São Paulo, Juçara Marçal (20/5, 18h) e Karina Buhr (21/5, 16h) também se posicionaram. Marçal postou uma foto de uma apresentação recente e escreveu: "meu grito de #diretasjá e #foratemer num samba sempre atual! "opinião", de zé keti. registro do encarnado q rolou ontem, logo após a bomba toda estourar!". Buhr usou a hashtag #foratemer em sua última postagem no Instagram.

A Chácara do Jockey também vai receber shows grandes da Virada. Às 20h30 do sábado, o grupo As Bahias e a Cozinha Mineira recebe no palco Tulipa Ruiz: tanto a banda quanto a cantora postaram fotos relacionadas ao "Fora, Temer" nos últimos dois dias. 

Entre outros artistas que se manifestaram desgostosos com o atual governo e com as notícias referentes à delação da JBS, estão Simoninha, KL Jay, Ian Ramil, Filipe Catto, Rico Dalasam, Pélico e Fióti. Veja a seguir algumas das reações.

Daniela Mercury (Palco Anhembi, 20/5, 18h)

Publicidade

As Bahias e a Cozinha Mineira convidam Tulipa Ruiz (Chácara do Jockey, 20/5, 20h30)

Fioti (Teatro Flávio Império, 21/5, 0h)

Juçara Marçal (CCSP, 20/5, 18h)

Karina Buhr (CCSP, 21/5, 16h)

Rico Dalasam (Copan, 21/5, 15h)

Filipe Catto canta Cassia Eller (Boulevard São João, 21/5, 9h)

Simoninha (República, 21/5, 11h)

Publicidade

KL Jay (24 de Maio, 21/5, 6h)