
09 de março de 2015 | 10h59
Desde a noite deste domingo, 8, a morte da cantora Inezita Barroso é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais no Brasil. A artista estava internada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e morreu de insuficiência respiratória, aos 90 anos.
Colegas cantores, amigos e autoridades lamentaram o fato e celebraram a carreira da cantora e apresentadora do programa Viola Minha Viola, há mais de 30 anos no ar na TV Cultura.
Leia:
Cantor Daniel
Agnaldo Timoteo
Jornalista Leda Nagle:
Descanse em paz!RT @MarianaBelem:Morreu hoje Inezita Barroso.Descanse em paz3 http://t.co/U7k7m1ZGwS pic.twitter.com/7ws1vZI7yI— Leda Nagle (@Lnagle2) 9 março 2015
Apresentador Rafael Cortez:
Vanessa da Mata:
Para a querida bem humorada,generosa e amada Inezita Barroso! Vai deixar saudades e já tenho. Que Deus te guie para um lugar maravilhoso— Vanessa da Mata (@vanessadamata) 9 março 2015
Cantor Solimões:
Geraldo Alckmin, governador de São Paulo:
"Durante 35 anos, as manhãs de domingo no interior de São Paulo e do Brasil tiveram a sonoridade de Inezita Barroso no comando do "Viola, Minha Viola", o mais antigo programa musical da televisão brasileira. Neste domingo à noite, com muita tristeza, nos despedimos dela. Paulistana da Barra Funda, Inezita foi compositora, cantora, atriz, violeira, pesquisadora, professora e doutora honoris causa de folclore e da música caipira. Há dois anos, tive a honra de estar com ela, no palco do "Viola", para a emocionante festa musical em que o país inteiro comemorou seu aniversário de 88 anos e sua grande obra. Naquele dia, ela explicou o segredo de sua vida longa e feliz: amava a música caipira, gostava do que fazia e de fazer bem feito. Ao recuperar o nosso folclore, Inezita Barroso preservou um ativo inestimável, um tesouro que faz de nós, brasileiros, uma nação: nossas raízes. A partir de agora, São Paulo e o Brasil retribuirão esse legado de amor com imensa saudade."
Silvio Santos (em nota divulgada pelo SBT):
"A perda da autêntica rainha da música sertaneja é imensurável para o cenário da televisão e da cultura popular brasileira. Lamentamos e deixamos nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs de Inezita."
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.