'Alternativos' são zebras em livro de melhores músicas

Beatlemaníacos podem encarar escolha sem senso de humor; Bola de Nieve e Cesária Évora foram lembrados

Jotabê Medeiros - O Estado de S. Paulo,

30 de agosto de 2012 | 19h47

A lista de 10.001 músicas para download do livro organizado por Robert Dimery, uma espécie de mundo alternativo do Olimpo, é um retrato da contradição crítica (e uma amostragem das dificuldades do etnocentrismo) na música.

Entre os brasileiros escolhidos, apenas uma interpretação é da primeira fase da canção nacional, a música Disseram Que Eu Voltei Americanizada, com Carmen Miranda. Nada de Pixinguinha, por exemplo. A seguir, a coisa mais remota é Cartola, com Quem me Vê Sorrindo. Depois, Mutantes. O resto é produção mais recente: Tom Zé (Desafio), Milton Nascimento e Lô Borges (San Vicente), Rita Ribeiro (Isso), Nelson Sargento (Infraestrutura), Marisa Monte (Esta Melodia), Maria Bethânia (Sonho Meu), Marcos Valle (O Cafona), Fernanda Porto (Só Tinha de Ser com Você) e Ed Motta (Tem Espaço na Van).

Entre as "vacas sagradas" da MPB, na eterna contenda entre a dupla Caetano e Chico, vitória de Caetano por 3 a 1: Alegria, Alegria, Lua e Estrela e O Estrangeiro - contra apenas Samba de Orly, do Chico. Gilberto Gil comparece com Chiclete com Banana, de Jackson do Pandeiro. É essencial, mas um estudioso da música brasileira não deixaria de fora Maracatu Atômico, de Jorge Mautner, que Gil e Chico Science gravaram e mudou duas vezes a face da música nacional.

Os organizadores não se arriscam só em território estrangeiro. Em sua própria terra, arriscam-se muito. Por exemplo: na lista principal, selecionam seis canções dos Beatles: A Day in the Life, Eleanor Rigby, Hey Jude, Strawberry Fields Forever, Ticket to Ride e Tomorrow Never Knows. Beatlemaníacos de outras seitas poderão encarar isso sem nenhum senso de humor.

Bob Dylan tem quatro canções escolhidas: Blind Willie McTell, Like a Rolling Stone, Subterranean Homesick Blues e Tangled Up in Blue. Há um "esquecimento" imperdoável: onde ficou All Along the Watchtower, que Dylan compôs após um acidente de moto, em 1966, e que Hendrix gravou e transformou num monumento do rock psicodélico (tanto que Dylan passou a tocá-la ao estilo do guitarrista)?

Ainda assim, permite uma leitura interessante. Há a lembrança aos grandes Bola de Nieve, de Cuba, e Cesária Évora, de Cabo Verde.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.