Álbum revive lendário Bob Marley

As gravações do disco Trenchtown Days: Birth of a Legend mostram como a música de Bob Marley e The Wailers evoluiu com o senso de independência de um novo País, a Jamaica

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Por Agencia Estado
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Cantando como um crooner de bailinho, com os cabelos curtos e um terninho impecável, calça de pular brejo e pose de Sammy Davis Jr., ali está o lendário Robert Nesta Marley, imperador do reggae. As gravações do disco Trenchtown Days: Birth of a Legend (Sony Music) mostram como a música de Bob Marley e The Wailers evoluiu com o senso de independência de um novo País, a Jamaica, que se tornou independente da Grã-Bretanha em 1962. O álbum duplo Trenchtown Days é o reggae começando a fugir da armadilha da aculturação, afirmando as raízes frente a uma noção civilizatória de execução musical e de business. Foi lançado em vinil nos Estados Unidos em 1977 e relançado no ano passado em CD pela Reggae Spirit Series, da Legacy Recordings, uma divisão da Sony Music. São 20 faixas que mostram a rara alquimia harmônica entre três jovens ídolos do reggae jamaicano: Bob Marley, Peter Tosh e Bunny Wailer. Gravado entre 1963 e 1966, carrega pela primeira vez alguns dos grandes clássicos do repertório do reggae que Marley levaria à internacionalização nos anos seguintes, como One Love. Peter Tosh conheceu Bob Marley e Bunny Wailer por meio de seu professor de guitarra, Joe Higgs. Eles formaram The Wailing Wailers em 1962, convidando Junior Braithwaithe e os cantores de apoio Beverly Kelso e Cherry Smith. O primeiro sucesso do grupo foi um ska primitivo, Simmer Down, um clássico revisitado ano após ano (também presente nesse disco). Em 1965, Braithwaithe, Kelso e Cherry Smith deixaram o grupo. Registrado no Dodd´s Studio One nos primórdios dos anos 60, o disco é encarado por alguns fãs apenas como uma reencarnação do disco Birth of a Legend, álbum originalmente lançado em 1976 pelo selo Calla e que foi reposto nas lojas incansavelmente ao longo dos anos. Mas os próprios fãs de carteirinha reconhecem que a remasterização dessas gravações originais dão qualidade excepcional de som aos duetos vocais de Marley e seus partners. Bob Marley se tornaria um ídolo internacional nos anos 70, com a aclamação popular de hits como I Shot the Sheriffe No Woman, no Cry. Mas enfrentava aquela máxima de que santo de casa não faz milagre. Até ali, tinha sucesso relativo em seu País, tendo realizado uma série de gravações modestas com o produtor Clement Sir Coxsone Dodd. Nesses primórdios, ele ainda não era o animal político que se tornaria em seguida. O estilo é sereno, melodioso, misturando ska e soul music, doo-wop aos moldes dos anos 50 e alguma dose de guitarras cool, pontuadas por metais discretos. Como um crooner domesticado dos anos 50, ele se sai muito bem. O trio vocal soa quase como trilha hollywoodiana em canções como Donna, It Hurts to Be Alone, Do You Remember e Dancing Shoes. One Love, que viraria hino da batalha igualitária que o reggae de Marley encampou, está aqui em sua versão original, completamente despida de ideologia, assim como Let Him Go e outras. O tom dramático de versos como for the love of God, let him go só viria mais tarde. Mas Trenchtown Days mostra que Marley já estava subvertendo o dancehall americano clássico com um timing musical que negava o atalho da soul music ou do funk, afirmando um caminho próprio e personalizado. A batida do ska tinge de outras cores a melodia colonizadora, mudando uma e outra. Bob Marley morreu de câncer em 11 de maio de 1981. Em 1999, foi assassinado o último dos integrantes dos Wailers originais, Junior Braithwaithe, um dos que estão presentes nesse álbum duplo. O reconhecimento do dub (técnica pioneira de remixagem, baseada em efeitos de eco, que privilegia baixo e bateria) como recurso pioneiro da música moderna recuperou as inovações desse time inesquecível. Mas sempre é bom lembrar que quem projetou o dub e inventou o scratch foi outro jamaicano, Lee Perry. Serviço - Trenchtown Days: Birth of a Legend. Bob Marley and The Wailers. Sony Music. Preço médio do CD: R$ 25,00

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