Rob Shanahan
Rob Shanahan

Alan White, baterista do Yes, morre aos 72 anos

Um dos mais importantes instrumentistas do rock progressivo havia gravado com John Lennon e George Harrison

O Estado de S.Paulo, O Estado de S.Paulo

26 de maio de 2022 | 19h07

O baterista Alan White, do Yes, um dos nomes mais respeitados em seu instrumento, morreu nesta quinta-feira (26), aos 72 anos. Segundo uma nota oficial, ele foi vítima de uma doença devastadora que não foi revelada. Há três dias, outro anúncio informava que White não poderia se apresentar na próxima turnê da banda de rock progressivo que estava se preparando para celebrar os 50 anos do álbum Close To The Edge.

White começou a fazer parte do grupo em 1972, depois que o antecessor Bill Brufford se juntou à banda King Crimson, logo depois da gravação de Close To The Edge. Foi ao lado do baixista fundador Chris Squire, morto em 2015, que formou o núcleo mais longevo do grupo. Alan White toca em álbuns como Tales From Topographic Oceans (1973), Relayer (1975) e Going For The One (1977). Era White quem companhava o grupo no show de encerramento do primeiro Rock In Rio, em 20 de janeiro de 1985.

No final dos anos 60, John Lennon viu White tocando em um clube e o convidou para se juntar à banda para se apresentarem no Toronto Peace Festival. Depois disso, Lennon o apresentou a George Harrison e o baterista acabou tocando na gravação de All Things Must Pass, o primeiro de Harrison depois de sua saída dos Beatles.

 

Tudo o que sabemos sobre:
Alan WhiteYes

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.