Divulgação
Divulgação

Livro com todas as letras de Bob Dylan, vencedor do Nobel, chega ao Brasil em 2017

Ganhador do Nobel de Literatura de 2016, o livro 'The Lyrics 1961-2012' será publicado no Brasil em duas partes pela Companhia das Letras

Rafael Gonzaga, Especial para O Estado, O Estado de S.Paulo

18 de outubro de 2016 | 17h40

O livro The Lyrics 1961-2012, publicado pela Simon & Schuster em 2012 e revisto em 2014, ganhará uma edição bilíngue e será dividido em dois volumes no Brasil. Vencedor do Nobel de Literatura deste ano, a publicação reúne todas as letras do músico americano Bob Dylan que foram compostas para seus 33 álbuns, apresentando também algumas variações entre as letras que tiveram diferentes versões.

O primeiro volume chega ao mercado nacional em 2017, publicado pela Companhia das Letras. A edição e a introdução foram feitas por Christopher Ricks, que editou livros de autores como T.S. Eliot, também ganhador de um Nobel de Literatura. Na versão nacional, a edição ficará a cargo de André Conti, que editou Like a Rolling Stone, de Greil Marcus, uma biografia da canção que originou o título do livro lançado em 2010.

Conti, aliás, diz que o prêmio é o mínimo que o músico merece. “Bob Dylan foi a voz anasalada e maravilhosa de um sem número de gerações. Mesmo assim, foi fiel somente a si: quando virou ídolo folk, passou a usar guitarra elétrica e acabou chamado de traidor. Quando era um dos grandes representantes da contracultura e do movimento pelas liberdades civis, lançou um disco cheio de covers de grandes sucessos do pop e foi destruído pela crítica. Virou cristão renascido e gravou discos de música gospel. Recentemente, lançou um disco de canções natalinas. E assim será, sempre. O Nobel, portanto, é mais que um reconhecimento da canção como forma de arte”.

De acordo com Luiz Schwarcz, CEO da Companhia das Letras, publicar o livro de letras de Dylan era um sonho da editora: "As negociações para a compra dos direitos da obra começaram há dois anos, quando nem se imaginava que Bob Dylan poderia ser agraciado pelo prêmio Nobel", declarou da Feira do Livro de Frankfurt, onde a negociação foi concluída com a The Wylie Agency.

Bob Dylan é o primeiro norte-americano a levar o Nobel desde Toni Morrison, em 1993. O anúncio da vitória foi feito na sede da Academia Sueca, em Estocolmo, no último dia 13. O prêmio lhe foi entregue por "ter criado novas expressões poéticas na grande tradição da canção Americana".

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.