Tarrafa Literária leva a Santos 22 escritores, mesmo com orçamento reduzido pela metade

Em sua sétima edição, evento literário reúne nomes como Milton Hatoum, Nelson Motta, Ana Miranda e Gonçalo Tavares

PUBLICIDADE

Por Guilherme Sobota
Atualização:

Com metade do orçamento de 2014, começa nesta quarta-feira, 23, em Santos, a sétima edição da Tarrafa Literária, evento anual que reúne escritores e o público na cidade litorânea. No ano passado, foram R$ 400 mil levantados para o evento (via Lei Rouanet e parcerias), e este ano a organização informa que foram R$ 200 mil.

PUBLICIDADE

Entre os nomes confirmados nesta edição estão Gonçalo Tavares, Bernardo Carvalho, João Carrascoza e o colunista do Estado Milton Hatoum. O festival vai até o próximo domingo, dia 27, e os encontros são realizados no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Santos), patrimônio cultural da cidade. Os eventos têm entrada gratuita.

A abertura fica por conta de Estrela Leminski e Téo Ruiz, que apresentam o projeto Leminskanções, com composições do poeta Paulo Leminski (1944-1989), no Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136), nesta quarta-feira, às 19h.

Milton Hatoum. FOTO: FELIPE RAU/ESTADÃO Foto: Milton Hatoum. FOTO: FELIPE RAU/ESTADÃO

Em uma das mesas da programação, Nelson Motta, autor de Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia, e o repórter do Caderno 2 Julio Maria, que lançou recentemente Nada Será Como Antes, sobre Elis Regina, vão discutir a situação da produção de biografias no País – em junho, o STF julgou inconstitucionais os artigos do Código Civil que previam autorização prévia para publicação de obras do gênero no Brasil. O projeto de Lei que regulamenta a questão ainda tramita no Congresso. O encontro ocorre sexta, 25, às 19h.

No sábado, às 15h, Ana Miranda – autora de Semíramis, lançado em 2014 pela Companhia das Letras, romance baseado na vida de José de Alencar (1829-1877) – e José Castello, também romancista e jornalista com extensa produção sobre livros e escritores, conversam sobre a relação entre realidade e ficção nos seus escritos. Um pouco mais tarde, às 19h, se reúnem Bernardo Carvalho e Gonçalo Tavares.

Jorge Caldeira – jornalista e escritor que recentemente lançou Júlio Mesquita e Seu Tempo, biografia de um dos ex-diretores do Estado – e Clóvis Bulcão, historiador que publicou um livro sobre a saga da família Guinle (Os Guinle – A História de uma Dinastia), dividem uma mesa com o escritor Humberto Werneck para debater a formação do Brasil, no domingo, às 17h.

Para encerrar o evento, Milton Hatoum e a dupla de quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá se reúnem com o jornalista Matthew Shirts para conversar sobre a recente adaptação do romance Dois Irmãos para os quadrinhos, lançado recentemente, também no domingo, às 19h.

Publicidade

Dois dos autores que também participam da programação da Tarrafa Literária em Santos sobem a serra e estarão em São Paulo no fim de semana para dois eventos. O português Afonso Cruz participa, na sexta-feira, 25, no Quintal Amendola (é necessário fazer inscrição pelo site do espaço para participar do evento), às 20h, de um bate papo sobre criação literária. O galego Miguelanxo Prado estará na Gibiteca (Praça Benedito Calixto, 158), no domingo, 27, às 12h, lançando seu recente HQ Ardalén.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.