
18 de outubro de 2019 | 15h17
O Prêmio São Paulo de Literatura anunciou nesta sexta-feira, 18, a lista de finalistas nas categorias Melhor Romance de Ficção e Melhor Romance de Ficção de Estreia.
Neste ano, o prêmio recebeu 192 inscrições – delas, 175 foram homologadas. Os autores são residentes e/ou naturais de 18 estados do Brasil e de outros países, como Alemanha, Chile, Estados Unidos, França, Inglaterra, Tanzânia e Uruguai. Além das publicações independentes, as obras contemplam 61 editoras.
Diferentemente do ano passado, dois, e não três, autores serão contemplados em 2019: um para cada categoria. Cada vencedor receberá um prêmio de R$ 200 mil. A cerimônia de entrega do prêmio acontece no dia 4 de dezembro.
O estado com maior número de representantes é São Paulo, com 6 finalistas. Na sequência, vêm do Rio de Janeiro (5), Santa Catarina (3), Paraná (2), Goiás (1), Pernambuco (1) e Rio Grande do Norte (1). Um dos finalistas é chileno.
No ano passado, três mulheres leveram o prêmio: Ana Paula Maia, na categoria Melhor Romance, por Assim na Terra como Embaixo da Terra; Cristina Judar, na categoria de estreantes acima dos 40 anos, por Oito do Sete, e Aline Bei, por O Peso do Pássaro Morto.
Melhor Romance de Ficção de 2018
Melhor Romance de Ficção de Estreia do Ano de 2018
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.