PUBLICIDADE

Poeta mapuche ganha pela primeira vez o Prêmio Nacional de Literatura do Chile

Elicura Chihuailaf une a tradição oral de seu povo indígena a uma escrita poderosa

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O poeta mapuche Elicura Chihuailaf se tornou o primeiro autor dessa comunidade indígena a receber o Prêmio Nacional de Literatura do Chile nesta terça-feira, 1º. 

PUBLICIDADE

Chihuailaf, 68 anos, recebeu o prêmio por levar "a tradição oral e o universo poético de seu povo para além das fronteiras de sua própria cultura", segundo a ministra das Culturas, Consuelo Valdés. 

A ministra anunciou o prêmio por meio de um ato virtual, onde destacou "sua vasta trajetória e sua capacidade de instalar a tradição oral de seu povo em uma escrita poderosa que transcende a escrita mapuche". 

Elicura Chihuailaf ganha Prêmio Nacional de Literatura do Chile Foto: Hecto Gonzalez/Ministério do Cultura do Chile

"Com maestria e valendo-se de uma expressão muito própria, ele tem contribuído de forma determinada para difundir seu universo poético pelo mundo, ampliando a voz de seus ancestrais da contemporaneidade", acrescentou Valdés.

Chihuailaf, indicado duas vezes ao mesmo prêmio, destaca em suas letras a visão de mundo e a idiossincrasia mapuche - a maior população nativa do Chile - em sua relação com a natureza e a reivindicação da cultura indígena na poesia chilena. 

Ele integra um grupo de escritores que surgiu após o golpe de Augusto Pinochet em 1973, uma geração marcada pelo exílio. 

Seus textos, originalmente redigidos em castelhano e mapudungun (língua mapuche), foram traduzidos para dezenas de línguas em todo o mundo, nos quais também se destaca o apelo à conversa como única forma de entendimento com os povos indígenas.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.