PUBLICIDADE

Poema inédito de Luís de Camões é encontrado em biblioteca

Achado foi feito pelo pesquisador Nuno Júdice e estava em um manuscrito datado de 1666

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Um soneto inédito de Luís de Camões, datado de 1666, foi encontrado na Biblioteca Digital Hispânica pelo poeta, professor e investigador Nuno Júdice, de acordo com a agência Lusa. Segundo ele, não restam dúvidas de que o poema intitulado Cristo Atado à Coluna seja do autor português.

"Há ainda muito por revelar nas bibliotecas e por estudar e dar o devido valor", disse Judice à publicação.

Poeta português, autor de Os Lusíadas e uma das maiores figuras da literatura lusófona Foto: Real Gabinete Português

PUBLICIDADE

O manuscrito onde o poema se encontra foi editado por Manuel de Faria, o primeiro editor de Camões, no século 17. Segundo Júdice, no soneto escrito em língua portuguesa, Camões afirma que "Cristo é torturado e chicoteado, mas liberta-se pelo amor à humanidade". 

O texto traz de volta uma ideia de "cárcere por amor", desenvolvida pelo poeta Diego San Pedro, que viveu entre 1437 e 1498, quase trinta anos antes do nascimento de Camões.

Não é a primeira vez que Nuno Júdice descobre um trabalho do poeta português. Ele contou à Lusa que descobriu, há alguns anos, o poema Leite da Virgem,que entregou aos cuidados de uma especialista camoniana à época.

Luís de Camões teria nascido em Lisboa, em 1524, cidade onde morreu em 1579 ou 1580. Seu corpo encontra-se sepultado no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.