Claudio Codo Meletti
Claudio Codo Meletti

Patrícia Ferraz, editora do caderno 'Paladar', lança 'Comida Cheia de História'

Livro traz dicas para leitor conseguir dar os primeiros passos nos mais variados pratos da culinária nacional

Eliana Silva de Souza, O Estado de S.Paulo

04 Dezembro 2017 | 19h28

Incentivada pelos amigos, colegas e familiares, a jornalista Patrícia Ferraz, editora do caderno Paladar, do Estado, decidiu colocar em livro seu conhecimento sobre a arte de cozinhar. E eis que será lançado nesta terça, 5, no Museu da Casa Brasileira, Comida Cheia de História, da Editora Senac, que tem ainda um subtítulo bem elucidativo - Receitas e Crônicas de uma Jornalista de Gastronomia.

“A ideia foi fazer um livro com receitas que têm uma história vivida por mim, como quando participei de um almoço com Jean-Luc Naret, em Paris, dia em que o restaurante foi à loucura ao saber que o diretor dos guias Michelin estaria presente”, conta Patrícia. E assim, antes de cada receita, a autora faz um relato descontraído.

+++ Veja as receitas do 'Paladar'

Logo no início do livro, Patrícia já se posiciona bem próxima do leitor (a), informando que toda a formatação dessa obra foi realizada em sua própria casa. Mas avisa que não foi questão de simples praticidade e sim mostrar que essa arte pode ser feita por qualquer pessoa interessada, que tenha um mínimo de estrutura em sua cozinha. “Foram duas semanas intensas e, a cada dia, um tema diferente, carnes, sanduíches, doces, sobremesas”, explica a autora.

Antes de partir para as receitas, a jornalista passa algumas dicas valiosas, que servem para o leitor (a) conseguir dar os primeiros passos nos mais variados pratos da culinária nacional e internacional. Ela diz que testou todas as receitas, mas que, como é de seu costume, fez algumas adaptações, mas cuidado, ela avisa também que essa é uma prática que não deve ser feita de chofre, e sim após ter experimentado fazer a forma original. Boa, Patrícia, essa será anotada mesmo. Um ponto importante para iniciar a prática das receitas, saber como medir os ingredientes. E ela nos brinda com uma tabelinha de pesos e medidas, essa é para guardar. 

COMIDA CHEIA DE HISTÓRIA

Autora: Patrícia Ferraz

Editora: Senac (240 págs.;R$ 94).

Lançamento: Terça, 5, 18h30, no Museu da Casa Brasileira (Av. Faria Lima, 2.705, 3032.3727)

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.