
12 de fevereiro de 2021 | 17h33
PARIS, FRANÇA - Páginas inéditas do escritor francês Marcel Proust, dezenas de folhas que mais tarde se tornaram sua obra-prima Em Busca do Tempo Perdido, serão publicadas em março, anunciou nesta sexta-feira, 12, a editora parisiense Gallimard.
"As setenta e cinco folhas e outros manuscritos inéditos" estarão nas livrarias em 18 de março.
Em 2019, a editora Fallois publicou Le Mystérieux Correspondant et autres nouvelles inédites, textos que foram descartados pelo romancista quando publicou seu primeiro livro em 1895, Os Prazeres e os Dias .
Esta nova compilação inédita surge da mesma coleção de manuscritos de Proust que estava nas mãos do editor Bernard de Fallois e que foi legada à Biblioteca Nacional Francesa quando ele morreu em 2018.
São manuscritos lendários, dos quais o mundo literário francês começou a ouvir falar há quase 70 anos, quando o editor Bernard de Fallois os mencionou pela primeira vez.
Os textos são de 1908, quando Proust já começava a desenvolver seu grande ciclo de ficção que o levou à glória literária.
Este ano marca o 150º aniversário do nascimento de Proust e, para 2022, a Biblioteca Nacional Francesa prepara uma grande homenagem pelo centenário da sua morte.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.