Obra de Drummond deixa de ser publicada pela Companhia das Letras

Editora justifica "não ver possibilidade de aceitar os termos de renovação do contrato"

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A editora Companhia das Letras informou que deixará de publicar a obra do poeta Carlos Drummond de Andrade, o que faz desde 2011. "A editora informa, com tristeza, que, por não ver possibilidade de aceitar os termos de renovação do contrato, decidiu deixar de publicar a obra de Drummond", afirma, em um comunicado, sem entrar em detalhes sobre os empecilhos.

O escritor Carlos Drummond de Andrade, em 1987, na casa dele, em Minas Gerais. Foto: Arquivo/Agência Estado

PUBLICIDADE

No período de 10 anos, foram lançados 54 títulos, incluindo poesia, crônica, diários, antologias e livros infantis. "Nossa coleção contou com conselho consultivo, projeto gráfico especial, novo estabelecimento de texto e posfácios encomendados para as edições, assinados por críticos e escritores que jogavam luz sobre a relevância de um dos principais poetas de língua portuguesa", continua a editora, no comunicado, informando ainda que os livros ficarão disponíveis por seis meses.

Os direitos autorais da obra de Drummond também não serão mais representados pela Agência Riff, que representou o poeta por 20 anos. “Os assuntos relativos à obra e aos direitos autorais de Carlos Drummond de Andrade devem ser tratados, a partir de agora, diretamente com Luis Maurício Graña Drummond e Pedro Graña Drummond, proprietários dos direitos autorais e netos do grande escritor”, disse a agência, em nota. Antes da Companhia das Letras, a obra de Drummond era editada pela Editora Record, com alguns títulos saindo ainda pela Cosac Naify.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.