Fundação Casa de Anne Frank
Fundação Casa de Anne Frank

'O Diário de Anne Frank' é tema de debate online com Noemi Jaffe

Conversa sobre o livro de Anne Frank, que é tema também de documentário da Netflix, será no YouTube da Biblioteca Mário de Andrade

Redação, O Estado de S. Paulo

26 de agosto de 2020 | 10h00
Atualizado 26 de agosto de 2020 | 17h57

Atualização: por conta do calendário eleitoral e de uma decisão em caráter liminar da Justiça, os eventos online da Biblioteca Mário de Andrade e de outros aparelhos municipais de cultura foram suspensos. A programação está suspensa até o fim das eleições. Segundo a Biblioteca, os eventos serão gravados e transmitidos nos mesmos canais em dezembro.

Um dos mais famosos e emblemáticos livros de todos os tempos, O Diário de Anne Frank será tema de uma conversa na noite desta quara-feira, 26, entre a crítica literária, escritora e professora Noemi Jaffe, que é filha de sobrevivente do Holocausto, e a editora Rita Mattar. O encontro será realizado às 19h, no canal da Bilblioteca Mário de Andrade no YouTube.

Anne Frank (1929-1945) escreveu seu diário durante o período em que sua família ficou confinada em um esconderijo em Amsterdã, durante a Segunda Guerra Mundial. Ela morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, de tifo, e a obra, que tem sido lida por gerações de adolescentes no mundo todo, foi publicada por seu pai, o único da família que sobreviveu ao Holocausto.

A história de Anne Frank é tema também de um documentário recente da Netflix#AnneFrank Vidas Paralelas é narrado pela atriz Helen Mirren e fala ainda sobre cinco sobreviventes: Arianna Szörenyi, Sarah Lichtsztejn-Montard, Helga Weiss e as irmãs Andra e Tatiana Bucci - todas crianças no nazismo e que retratam agora o horror da perseguição sofrida pelos judeus. 

Na conversa, Noemi Jaffe também tratará de obras suas que dialogam com a escrita do diário, como O Que os Cegos Estão Sonhando, e de trabalhos recentes, como o novo livro O Que Ela Sussurra.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.