Estadão
Estadão

Marcelo Rubens Paiva e Gonçalo Tavares estão entre os finalistas do Prêmio Oceanos 2016

José Luís Peixoto, Julián Fuks, Eucanaã Ferraz, Nuno Ramos e Antonio Carlos Viana, morto em outubro, também estão na lista; veja

Guilherme Sobota, O Estado de S. Paulo

21 Novembro 2016 | 18h00

O Oceanos - Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa divulgou nesta segundo-feira, 21, uma lista com seus 10 finalistas nas três categorias: quatro romances, quatro livros de poesia e dois de contos. O anúncio dos vencedores será na cerimônia do dia 6 de dezembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O Oceanos é um dos prêmios que melhor paga no Brasil, distribuindo R$230 mil por categoria de acordo com a colocação final.

O Grupo Companhia das Letras emplacou os quatro finalistas da categoria romance, dois deles portugueses: Galveias, de José Luís Peixoto, e Uma Menina Está Perdida no Seu Século à Procura do Pai, de Gonçalo M. Tavares. A Resistência, de Julián Fuks (vencedor do Prêmio Jabuti deste ano) e Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva (pelo selo Alfaguara), completam a lista.

Na categoria poesia, os quatro livros de poesia finalistas são Escuta, do carioca Eucanaã Ferraz, Manual de Flutuação para Amadores, do paulista Marcos Siscar, O Livro das Semelhanças, da mineira Ana Martins Marques, e Sermões, do paulistano Nuno Ramos.

Um dos dois volumes de contos finalistas é de autoria de Antonio Carlos Viana, Jeito de Matar Lagartas (Companhia das Letras). O escritor sergipano morreu após ter seu livro inscrito no Oceanos 2016, e, conforme o regulamento do prêmio, continua concorrendo. O outro concorrente na categoria é Maracanazo e Outras Histórias, de Arthur Dapieve (Alfaguara).

Os jurados dessa etapa – que também formam o júri final – foram a professora e ensaísta Beatriz Resende, os escritores Cristovão Tezza, José Castello e Rodrigo Lacerda e os poetas Heitor Ferraz Mello e Sérgio Alcides. A curadoria do Oceanos é de Selma Caetano e Manuel da Costa Pinto.

FINALISTAS OCEANOS 2016

POESIA

- Escuta, Eucanaã Ferraz, Companhia das Letras

- Manual de flutuação para amadores, Marcos Siscar, 7Letras

- O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques (Companhia das Letras)

- Sermões, de Nuno Ramos (Iluminuras)

ROMANCE

- A Resistência, Julián Fuks (Companhia das Letras)

- Ainda estou aqui, Marcelo Rubens Paiva (Alfaguara)

- Galveias, José Luís Peixoto (Companhia das Letras)

- Uma menina está perdida no seu século à procura do pai, Gonçalo M. Tavares (Companhia das Letras)

CONTO

- Jeito de matar lagartas, de Antonio Carlos Viana (Companhia das Letras)

- Maracanazo e outras histórias, Arthur Dapieve (Alfaguara)

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.