Livro sobre Coreia do Norte ganha prêmio de não ficção da BBC

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

LONDRES (Reuters Life!) - Um livro sobre a vida na Coreia do Norte recebeu nesta quinta-feira o Prêmio Samuel Johnson de Não Ficção, concedido pela BBC, num valor de 20 mil libras, ou cerca de 30 mil dólares.

PUBLICIDADE

A jornalista Barbara Demick, do Los Angeles Times, baseou-se em longas entrevistas com fugitivos do regime comunista para escrever "Nothing to Envy: Real Lives in North Korea" (Nada a Invejar: Vidas Reais na Coreia do Norte).

"Demick mostra de forma convincente e inesquecível que este hermético país é o '1984', de (George) Orwell, transformado em realidade", disseram os jurados em nota.

A autora acompanha o cotidiano de seis norte-coreanos, inclusive dois amantes que se encontraram secretamente durante uma década, mas ainda assim um temia expressar ao outro críticas contra o regime por temerem uma delação.

Os outros finalistas do prêmio eram "A Gambling Man" (Um Homem de Apostas), biografia do rei inglês Charles 2o, do século 17, de Jenny Uglow; "Blood Knots" (Nós de Sangue), em que Luke Jennings conta como aprendeu a pescar; "Too Big to Fail" (Grande Demais para Falir), de Andrew Ross Sorkin, sobre a crise financeira; "Alex's Adventures in Numberland" (As Aventuras de Alex na Numerolândia), em que Alex Bellos mostra como as ideias matemáticas condicionam nossa vida; e "Catching Fire: How Cooking Made us Human" (Pegando Fogo: Como Cozinhar nos Tornou Humanos), de Richard Wrangham.

(Reportagem de Mike Collett-White)

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.