Reprodução
Reprodução

Livro que pertenceu a Anne Frank será leiloado em Nova York

Trata-se de uma edição alemã de 'Contos dos Irmãos Grimm' com a assinatura da garota morta no holocausto

Redação, AFP

17 de março de 2016 | 09h44

Um livro com contos de fadas que pertencia à famosa adolescente judia morta no Holocausto Anne Frank e traz sua assinatura irá a leilão em maio em Nova York - informou nesta quarta-feira, 16, a casa de leilões Swann Auction Galleries.

A edição no original em alemão dos contos dos irmãos Grimm, que inclui clássicos como Branca de Neve e João e Maria, propriedade de Anne e sua irmã, Margot, até serem forçadas a fugir dos nazistas em 1942, é avaliada entre US$ 20 mil e US$ 30 mil.

Anne Frank escreveu seu nome e o de sua irmã na primeira página do livro, afirmou a Swann Auction Galleries, que celebrará o leilão em 5 de maio.

Segundo a casa de leilões, a caligrafia coincide com outros manuscritos de Frank, famosa pelo diário que escreveu sobre sua vida na clandestinidade entre 1942 e 1944 antes de morrer no campo de concentração nazista de Bergen-Belsen em março de 1945.

Anne nasceu em Frankfurt em 1929 e sua irmã em 1926. A família se mudou para Amsterdã em meados da década de 1930 para fugir do nazismo. O livro que será leiloado foi publicado em Viena em 1925.

"O que dá mais emoção, história e valor potencial é o fato de que está assinado por Anne Frank e pertencia a ela", disse Nicholas Lowry, presidente da Swann Auction Galleries.

A jovem morreu apenas dois meses antes da derrota nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Seu diário vendeu mais de 30 milhões de exemplares e foi traduzido em 57 idiomas.

Tudo o que sabemos sobre:
Anne FrankLiteraturaCulturaLeilão

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.