PUBLICIDADE

Há 160 anos nascia o criador do mítico detetive Sherlock Holmes

Arthur Conan Doyle, o médico que inventou aquele que se tornaria o mais famoso detetive do mundo, nasceu no dia 22 de maio de 1859, em Edimburgo; veja os livros e filmes sobre Sherlock

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Arthur Conan Doyle nasceu em Edimburgo, na Escócia, no dia 22 de maio de 1859 - há exatos 160 anos. Ele começou a escrever suas histórias de detetive no mesmo momento em que abriu seu consultório médico, após se formar em medicina pela Universidade de Edimburgo em 1885.

Estátua de Sherlock Holmes, o mais famoso personagem de Arthur Conan Doyle, na Suíça Foto: Arnd Wiegmann/Reuters

PUBLICIDADE

Dois anos depois, em 1887, ele publicava Um Estudo em Vermelho na revista Beeton’s Christmas Annual. Era a primeira vez que os britânicos liam aqueles dois nomes que ficariam mundialmente famosos e entrariam para a história da literatura: Sherlock Holmes e Watson.

Ele continuou publicando suas histórias em revistas e elas foram reunidas em cinco livros depois. Escreveu também romances com sua dupla de personagens. O metódo de dedução e a Inglaterra vitoriana são traços marcantes da obra de Arthur Conan Doyle.

O autor matou seu famoso personagem em 1893 no conto O Problema Final e o ressuscitou em O Cão dos Bas­kerville, publicado entre 1902 e 1903, e no conto A Casa Vazia, de 1903. Conan Doyle, que foi nomeado cavaleiro da Rainha em 1902, passou a dizer que Sherlock conseguia enganar a própria morte. 

Sir Arthur Conan Doyle morreu em 1930 na Inglaterra e seus personagens Sherlock Holmes e Watson nunca saíram do imaginários dos leitores, e nem da mira de editores e cineastas.

Arthur Conan Doyle começou na literatura policial depois de se formar em medicina Foto: larousse.fr

​Livros de Arthur Conan Doyle e Sherlock Holmes

No Brasil, há livros do autor publicados pela L&PM, Zahar e outras editoras, em edições de bolso ou de luxo, comentadas e ilustradas. Há também caixas reunindo sua produção. Lançada em 2017 pela HarperCollins, o box Sherlock Holmes reúne todos os quatro romances e os 56 contos sobre as aventuras do detetive mais famoso do mundo. Já o box O Elementar de Sherlock Holmes, publicado pela Novo Século em 2018, traz os romances escritos por Sir Arthur Conan Doyle estrelando o detetive e seu fiel amigo: Um Estudo em Vermelho, O Signo dos Quatro, O Cão dos Baskerville e O Vale do Medo.

Publicidade

Também em 2018, a Todavia mandou para as livrarias o livro O Mundo Perdido, de 1912 e sem Sherlock Holmes. Mistura de especulação científica, viagem no tempo e crônica de peripécias, a obra projeta sua influência sobre livros, filmes e quadrinhos. Liderada pelo professor Challenger, um paleontólogo excêntrico e carismático, uma expedição científica parte de Londres para explorar um território longínquo da Selva Amazônica, congelado desde o tempo em que os dinossauros vagavam sobre a Terra. 

​Filmes e séries baseadas em Arthur Conan Doyle e Sherlock Holmes

Dezenas de adaptações das histórias protagonizadas por Sherlock já foram feitas para o cinema ou para a televisão e o famoso detetive já foi vivido por atores como Ian McKellen, Robert Downey Jr, Benedict Cumberbatch e Basil Rathbone. Downey Jr, aliás, volta a interpretar Sherlock Holmes no terceiro filme da franquia Sherlock Holmes, que deve estrear no Natal de 2020.

Confira as produções mais recentes.

Holmes e Watson (2018)

Mr. Holmes (2016)

​Sherlock ​​

Publicidade

(série da BBC disponível na Netflix)

​Sherlock Holmes (2009)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.