Laisa Gomes/Fundação Casa de Rui Barbosa
Laisa Gomes/Fundação Casa de Rui Barbosa

Fundação Casa de Rui Barbosa tem nova diretora no Centro de Pesquisa

Marta Maria Alonso de Siqueira, que chegou em junho para ser chefe do Centro de Pesquisa em Direito, foi promovida agora

Redação, O Estado de S. Paulo

18 de agosto de 2020 | 08h47
Atualizado 18 de agosto de 2020 | 16h41

Advogada e professora de direito e jornalismo da Faculdades Integradas Hélio Alonso, Marta Maria Alonso de Siqueira é a nova diretora do Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa. Sua nomeação foi publicada nesta terça, 18, no Diário Oficial. A Fundação Casa de Rui Barbosa é vinculada à Secretaria Especial da Cultura. Importante centro de pesquisa, reconhecido internacionalmente, ela corria o risco de ser transformada em uma casa-museu. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, "o processo que previa a extinção da FCRB foi arquivado, a pedido da presidente da Fundação, Letícia Dornelles, há um mês, pelo ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antonio".

Marta Maria Alonso de Siqueira chegou à Casa de Rui Barbosa em junho, quando foi nomeada para o cargo comissionado de chefe do Centro de Pesquisa em Direito. Um pouco antes disso, em maio, foi publicada no Diário Oficial a cessão de Edgard Leite Ferreira Neto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) para a fundação. Ele havia sido escolhido como diretor do Centro de Pesquisa. A portaria, no entanto, foi revogada porque ele não se apresentou para o cargo. Procurado pelo Estadão, Ferreira Neto não quis comentar.

Nesta terça também foi publicada a exoneração de Jansen da Silva Gonzales do cargo de coordenador-geral de Administração.

Na semana passada, Ronaldo Leite Pacheco Amaral, então diretor-executivo da Fundação Casa de Rui Barbosa, foi trocado por Marcos José da Silva Neves, que era servidor da Controladoria-Geral da União e, desde maio, exercia a exercer a função de auditor interno na instituição. Dias antes, Flora Süssekind, pesquisadora lá por 39 anos, pediu sua aposentadoria.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.