França compra manuscritos desconhecidos de Marcel Proust

Material foi vendido pela sobrinha-neta do autor de 'Em Busca do Tempo Perdido'

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O governo francês comprou manuscritos inéditos do escritor Marcel Proust (1871-1922) para exibi-los na Maison de Tante Léonie-Musée Marcel Proust, museu dedicado ao literato, informou ontem, 11, oMinistério de Cultura da França. 

Trata-se de uma peça notável entre as 60 postas à venda, em leilão, pela sobrinha-neta de Marcel Proust, Marie-Claude Mante, informouo ministério, que optou por não revelaro valor da compra. 

Manuscritos de Marcel Proust serão exidos em museu dedicado ao autor Foto: Acervo Estadão

PUBLICIDADE

Os escritos, compostos por 19 fragmentos – cinco deles escritos de próprio punho pelo autor e outros cinco com texto impresso junto com anotações – haviam sido colocados à venda pública pela casa de leilõesSotheby’s no dia 23 de maio. 

Esse conjunto de manuscritos “desconhecidos” do público teve origem em um exemplar de luxo, em papel bíblia, queAdrienne-Suzanne Mante-Proust, também conhecida por Suzy, mãe de Marie-Claude Mante, ganhou de seu tio Marcel.

O lote será exposto em 2019, em Illiers-Combray, localizada no centro da França, onde se localiza o museu dedicado a Proust “por ocasião do centenário do Prêmio Goncourt concedido ao escritor pelo livro À Sombra das Raparigas em Flor

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.