Exemplar da primeira edição de 'Harry Potter' bate recorde em leilão

Volume traz dedicatória de J. K. Rowling e foi vendido por 118 mil euros

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Uma primeira edição do livro da escritora britânica J.K. Rowling, Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi vendida nesta quarta-feira, 15, em Londres por 118 mil euros, valor recorde para um volume da saga do jovem mago, de acordo com a casa de leição Bonhams. 

Dedicatória foi escrita um mês e um dia após o lançamento do livro Foto: Bonhams

PUBLICIDADE

A obra, a primeira de uma série de sete, com a qual Rowling estreou na literatura, superou as prévias de especialistas, que haviam previsto algo entre 33.480 a 44.650 euros.

O exemplar traz uma dedicatória manuscrita da autora a uma amiga a para a família dela: "Para Meera, Donnie, Nastassia e Kai, com muito amor de Jo, assinatura de Rowling - seu primeiro nome é Joanne. A data é de um mês e um dia depois que o o livro foi lançado, em 26 de junho de 1997.

Segundo a casa de leilões, trata-se de um dos primeiros exemplares que a editora Bloomsbury deu a Rowling.

+ Saga Harry Potter completa 20 anosManuscrito de Harry Potter é roubado na Inglaterra

"Sempre há muito interesse quando primeiras edições dos livros da série Harry Potter são leiloadas, especialmete, claro, quand se trata de exemplares da primeira série", disse, em comunicado, o diretor de livro e manuscritos da Bonhams, Matthew Haley.

"Este exemplar, em particulpar, estava não apenas em condição excelente como tinha o diferencial de ter uma dedicatória muito pessoal da autora", completou.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.