Danilo Costa
Danilo Costa

Escritora colombiana Pilar Quintana ganha Prêmio Alfaguara de Romance 2021

Convidada da Flip em 2020, autora venceu a premiação que destaca escritores latinos contemporâneos

Juana Casas, Reuters

21 de janeiro de 2021 | 18h01

SANTIAGO, CHILE — A escritora colombiana Pilar Quintana ganhou o Prêmio Alfaguara Romance de 2021 pelo livro Los Abismos, anunciaram os organizadores do concurso nesta quinta-feira, 21.

Quintana, nascida em 1972, também é autora do romance A Cachorra, que recebeu o Prêmio Biblioteca de Narrativa Colombiana, e de Coleccionistas de Polvos Raros e Caperucita Se Come Al Lobo, entre outros. Ela também foi convidada da edição mais recente da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), realizada de maneira virtual, com o livro A Cachorra (editora Intrínseca).

O júri destacou que o romance vencedor "adentra a obscuridade do mundo dos adultos através do ponto de vista de uma menina que, a partir de lembranças de sua vida familiar, tenta compreender a relação conflituosa entre seus pais", segundo informou a editora em sua conta de Twitter. Los abismos será publicado na Espanha e na América Latina no dia 25 de março.

 


O júri da 26ª edição do prêmio de romance da Alfaguara foi presidido pelo colombiano Héctor Abad Faciolince e composto por Irene Vallejo, Cristina Fuentes La Roche, Ana Merino, Xavi Ayén, Xavier Vidal e Pilar Reyeso.

Quintana engrossa uma lista de ganhadores do prêmio que inclui a mexicana Elena Poniatowska, a colombiana Laura Restrepo, o argentino Patricio Pron e o peruano Santiago Roncagliolo, entre outros.

O mexicano Guillermo Arriaga foi premiado na edição anterior do concurso por seu romance Salvar El Fuego.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.