Crédito: ANSA
Crédito: ANSA

Escritor Roberto Saviano lança graphic novel sobre sua proteção contra a máfia

Autor de 'Gomorra' precisou viver sob escolta para escapar de ameaças de morte

Agências, Ansa

18 de outubro de 2021 | 20h00

O jornalista e escritor italiano Roberto Saviano, autor do livro Gomorra, lançou a sua primeira graphic novel, que recebeu o nome de Ainda Estou Vivo.

A história foi escrita por Saviano, já os desenhos foram realizados pelo premiado cartunista e ilustrador israelense Asaf Hanuka. A obra, que possui 144 páginas, foi publicada pela Bao Publishing e está disponível nas livrarias italianas desde 12 de outubro.  

“Aqui se narra uma resistência realizada apenas com a artilharia da palavra e através do perímetro do próprio corpo, entendendo que, em qualquer luta, se aprende uma única regra: só é verdade que ao partir para a batalha, ou você voltará vivo ou não vai voltar de jeito nenhum. No caso de retorno, você voltará ferido. O que você está prestes a ler é o meu ferimento”, explicou Saviano.

Para entender Ainda Estou Vivo, é necessário voltar para 2006, quando Gomorra se tornou um best-seller internacional. A máfia napolitana começou a enviar intimidações e ameaças de morte a Saviano, que precisou viver sob uma rígida escolta.   

A história da graphic novel retrata a proteção constante que faz parte da vida de Saviano há 15 anos e que permite ao jornalista italiano a estar vivo.   

Saviano já apresentou a sua nova publicação nas cidades de Roma e Bolonha.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.