Escritor italiano Andrea Camilleri é internado em estado grave

Aos 93 anos, o escritor que criou o delegado Salvo Montalbano se preparava para apresentar um monólogo

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O escritor italiano Andrea Camilleri, 93 anos, foi internado em estado grave no Hospital Santo Spirito, em Roma, nesta segunda-feira, 17, após ter sofrido uma parada cardiorrespiratória.

Autor da série policial best-seller protagonizada pelo delegado Salvo Montalbano, Camilleri está na unidade de terapia intensiva e se preparava para apresentar um monólogo nas Termas de Caracalla, em 15 de julho. 

O escritor Andrea Camilleri criou uma série de histórias para o detetive Montalbano Foto: Claudio Peri/EFE

PUBLICIDADE

"Se pudesse, gostaria de terminar minha carreira sentado em uma praça contando histórias e, após meu relato, circular entre o público com a boina nas mãos", disse o escritor em diversas ocasiões.

Nascido em Porto Empedocle (Agriento) em 1925, Andrea Camilleri trabalhou por muito tempo como roteirista e diretor de teatro e televisão, produzindo os famosos seriados policiais do comissário Maigret e do tenente Sheridan. Estreou como romancista em 1978, mas ficou famoso mesmo nos anos 1990, a partir do lançamento de A Forma da Água, a primeira história com o delegado Salvo Montalbano. No Brasil, seus livros são publicados pelo Grupo Record.

Andrea Camilleri é autor, ainda, de A Lua de Papel, A Paciência da Aranha, O Cão de Terracota e dos juvenis Magia e O Nariz, entre muitas outras obras. / Com Agência ANSA

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.