Wilton Junior/Estadão
Wilton Junior/Estadão

Escritor francês Emmanuel Carrère ganha prêmio no México

Prêmio de US$ 150 mil será entregue em novembro, na abertura da Feira do Livro de Guadalajara

Redação, EFE

04 de setembro de 2017 | 17h18

O escritor francês Emmanuel Carrère ganhou o Prêmio da Feira do Livro de Guadalajara, anunciou nesta segunda-feira, 4, o júri da premiação, que ressaltou o caráter "versátil, amplo e transversal" de sua obra.

Escritor, jornalista, crítico, roteirista e cineasta, Carrère atravessa os diferentes gêneros com "uma aparente naturalidade" que o transformou "em um dos autores mais lidos e influentes entre as novas gerações", afirmou o porta-voz da comissão julgadora, o venezuelano Gustavo Guerrero.

Em sua obra, ele continuou, o autobiográfico adquire uma dimensão que permite explorar "zonas de sombra da condição contemporênea".

Nascido em Paris em 1957, ele é autor de uma obra em que se destacam livros como Uma Semana na Neve (1995), O Adversário (2000), Uma Novela Russa (2007) e Outras Vidas Que Não a Minha (2009).

Por telefone, desde Paris, Carrère disse estar "honrado" por ganhar este prêmio e por estar ao lado de uma lista de autores que ele lê e admira. Ele disse ainda que, ao longo de sua carreira, a literatura e o jornalismo tiveram a mesma importância. "Talvez a diferença entre um e outro seja a extensão", comentou.

O prêmio, no valor de US$ 150 mil, será entregue em 25 de novembro, na abertura da 31.ª Feira do Livro de Guadalajara, a principal feira do mundo hispânico e que, neste ano, terá Madri como a convidada de honra.

Tudo o que sabemos sobre:
Literatura Francesa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.