Elena Ferrante lança livro sobre a arte da escrita

Volume reúne quatro ensaios inéditos da misteriosa autora e se chama 'I margini e il dettato' ('As margens e o ditado', em tradução livre)

PUBLICIDADE

Por ANSA
Atualização:

A misteriosa escritora italiana Elena Ferrante lançou na última quarta-feira, 24, um novo livro com quatro textos inéditos sobre a "aventura do escrever".

Publicado pela Edizioni E/O, o volume se chama I margini e il dettato (As margens e o ditado, em tradução livre) e reúne em 154 páginas reflexões de Ferrante sobre seu ofício.

Capa do livro'I margini e il dettato', de Elena Ferrante, que trata sobre a arte da escrita Foto: Edizioni E/O

PUBLICIDADE

O livro conta com três palestras pensadas para o ciclo Umberto Eco Lectures, promovido pela Universidade de Bolonha, e o ensaio La costola di Dante (A costela de Dante), composto para um congresso pelos 700 anos da morte do sumo poeta da língua italiana.

"O desafio é aprender a usar com liberdade a gaiola dentro da qual estamos fechados. É uma contradição dolorosa: como usar uma gaiola com liberdade, seja ela um sólido gênero literário, hábitos expressivos consolidados ou até a própria língua?", questiona Ferrante em um dos textos.

Em outro trecho, a escritora propõe uma "fusão dos talentos femininos". "Contra a língua malvada que historicamente não acolhe as nossas verdades, devemos confundir, fundir nossos talentos, nenhuma linha deve ser perdida no vento", diz.

Autora contemporânea mais celebrada da literatura italiana, Elena Ferrante permanece anônima, apesar das várias tentativas de descobrir sua verdadeira identidade.

I margini e il dettato é o primeiro livro da escritora desde o romance A vida mentirosa dos adultos, lançado em 2019, e seu terceiro volume de ensaios.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.