
23 de novembro de 2020 | 13h15
Histórias sobre mulheres escritas por mulheres. Assim a Bookshop.org, uma plataforma online para venda de livros nos Estados Unidos que tem a missão de ajudar livrarias locais e independentes doando parte de seu lucro, apresenta uma lista feita de leitura recomendada pela escritora italiana Elena Ferrante.
Clarice Lispector é indicada por Elena Ferrante, que sugere a leitura de A Paixão Segundo G.H. Os livros da lista foram publicados em inglês, mas muito deles estão disponíveis em português, como é o caso de Arquivo das Crianças Perdidas, de Valeria Luiselli, um belo livro sobre família que tem como pano de fundo, por um lado, a questão das crianças mexicanas que tentam entrar nos Estados Unidos e, por outro, a história de resistência dos apaches. Ou de Amada, de Toni Morrison, e Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie
Festa para Hilda Hilst: Mia Couto e Zeca Baleiro falam sobre a escritora em encontro online
Ao lado delas estão escritoras de várias nacionalidades e diferentes épocas, como Toni Morrison, Marguerite Duras, Nadime Gordimer, Arundhati Roy, Chimamanda Ngozi Adichie, Sheila Heti, Shokoofeh Azar, Doris Lessing, Elfriede Jelinek, Alice Munro, Jhumpa Lahiri, Margaret Atwood, Natalia Ginzburg e muitas outras.
Elena Ferrante não explica sua lista. Consta apenas uma frase da misteriosa autora: “Histórias de mulheres com os dois pés, e às vezes um, no século 20.
Como se trata de uma livraria online, a Bookshop.org selecionou apenas os que já haviam sido traduzidos para o inglês e estavam disponíveis para a venda.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.