Como comprar audiobook no Brasil

Conheça seis empresas que vendem ou ‘alugam’ audiolivro: Google, Ubook, Kobo, Storytel, Auti Books e Tocalivros

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Foto do author Maria Fernanda Rodrigues
Por Maria Fernanda Rodrigues
Atualização:

Há dois modelos de negócios no mercado de audiolivros. É possível comprá-los da forma tradicional, um a um, no Google Play, Kobo e Auti Books. Ou então aderir a algum serviço de assinatura, com pagamento mensal e a possibilidade de ouvir quantos quiser. Os dois mais antigos, de 2014, são Ubook e Tocalivros. O mais recente, lançado dia 10, é da sueca Storytel.

O problema é que cada empresa oferece um catálogo, e ainda não muito completo - o que é natural, já que o mercado ainda é mínimo e o custo de produção é alto - entre R$ 1.500 e R$ 2 mil (isso, se o narrador não for uma celebridade). 

Nathalia Arcuri grava 'Me Poupe' para a Auti Books Foto: Auti Books

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Quem quiser ouvir um livro da Sextante, por exemplo, tem que comprá-lo, por ora, apenas na Auti Books, plataforma criada por ela e outras editorasSe For Para Chorar Que Seja de Alegria, livro sobre o qual Ignácio de Loyola Brandão comenta em Ouvir um audiobook é uma experiência curiosa; ainda mais se somos o autor, pode ser ouvido por quem assinar o Ubook, mas não pode ser comprado, ainda, em nenhuma plataforma.

O mercado está em construção, com empresas se apresentando e chegando de outros países. Mas tudo pode se transformar quando o Audible, da Amazon, começar a funcionar no País. 

Conheça seis empresas que atuam no mercado de audiolivro no Brasil

Serviço de assinatura de audiobook

Ubook

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Criada em 2014, a Ubook, que já está presente em 10 países, tem dois planos mensais de assinatura. Por R$ 29,90, é possível ouvir ou ler qualquer livro da plataforma, em diversas línguas. Por R$ 49,90, é possível ter acesso a tudo isso e ainda receber um livro físico em casa. No app, há a funcionalidade Kids. Trocando de perfil, os pequenos navegam sozinhos pelos livros infantis.

Tocalivros

De 2014, a Tocalivros, assim como a Ubook, funciona como um serviço de assinatura de audiolivro. São três planos, que dão acesso ilimitado ao catálogo: mensal (R$ 19,90), semestral (R$ 113,49) e anual (R$ 214,80). E, também como a Ubook, ela foi essencial para a chegada de outro player internacional ao Brasil: a Kobo.

Storytel

A sueca Storytel acaba de desembarcar no Brasil com seu serviço de assinatura mensal de livros por R$ 27,90. Maior empresa de seu país e operando em 18 mercados, ela oferece conteúdos diversos em áudio, como livros e podcasts exclusivos. Em breve, deve começar a lançar a versão em áudio de livros que serão publicados posteriormente por editoras e prevê a criação de conteúdos originais em parceria com autores.

Monja Coen grava o podcast Meditação Zen para a Storytel Foto: Storytel

Venda de audiobook

Google

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Google começou a vender audiolivro no Brasil em julho de 2018 depois de uma parceria com a Ubook. Porém, na Play Store, esses títulos são vendidos a la carte, geralmente com algum desconto.. 

Kobo

A canadense Kobo, que chegou ao Brasil anos atrás para vender e-books em parceria com a Livraria Cultura, lança agora sua plataforma de audiolivro com o apoio da Tocalivros e da distribuidora alemã Bookwire, que já operava no Brasil na área de e-books. Os livros são vendidos a la carte, mas está no horizonte da empresa iniciar um serviço de assinatura em breve, como já existe em outros países onde a Kobo opera.

Auti Books

Livraria criada por um grupo de editoras (Sextante, Intrínseca e Record) em junho de 2019 para vender seus audiolivros e os de outras empresas que desejem fornecer seu conteúdo - a Companhia das Letras é uma delas. Assim, quem quiser ouvir os livros dessas editoras, especialmente das três sócas, tem que comprar direto da Auti Books. 

E mais...

Plataformas de streaming de música começam a oferercer audiolivros em seu catálogo e o Audible, da Amazon, é esperado pelo menos desde de 2016. Há livros em português na plataforma americana, mas a cobrança, claro, é em dólar. Apple Store também ainda não começou. 

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