
07 de dezembro de 2010 | 18h52
A obra fez parte do leilão feito pela Sotheby's de manuscritos, livros e desenhos da coleção de lorde Hesketh, morto em 1955.
O leilão rendeu cerca de 15 milhões de libras ao todo, segundo o site da Sotheby's, um valor confortavelmente superior à estimativa prévia, de entre 8 e 10 milhões de libras.
Como se previa, o grande destaque foi a monumental obra em quatro volumes de Audubon, uma de apenas 11 cópias dela em mãos particulares. A estimativa prévia era que fosse arrematada por entre 4 e 6 milhões de libras.
O livro foi comprado pelo marchand londrino Michael Tollemache, que fez seus lances no próprio recinto do leilão e descreveu o livro como "de valor inestimável".
Sabe-se da existência de 119 exemplares de "Birds of America". O livro contém mil ilustrações de cerca de 500 raças de aves, e Audubon levou 12 anos para concluí-lo.
Audubon, que morreu em 1851, foi um influente historiador natural. Ele é citado três vezes em "A Origem das Espécies", de Charles Darwin.
(Reportagem de Mike Collett-White)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.