Bienal do Livro traz eventos sobre Julio Cortázar

Debates e peças para crianças estão na programação, ao lado da reedição de obras que estavam fora do catálogo, como 'Bestiário'

PUBLICIDADE

Foto do author Maria Fernanda Rodrigues
Por Maria Fernanda Rodrigues
Atualização:

No ano do centenário de nascimento de Julio Cortázar, os leitores brasileiros voltam a encontrar algumas de suas principais obras nas livrarias. Há anos fora de catálogo, Bestiário, lançado originalmente em 1951 e considerado como um dos principais livros do autor, ganhou nova tradução, de Ari Roitman. A Civilização Brasileira, que edita o autor aqui, acaba de relançar, também com novas capas, Um Tal Lucas e Final do Jogo.A Fascinação das Palavras - Conversas Com Julio Cortázar, do uruguaio Omar Prego Gadea, também volta em nova edição. A obra conta, em fotos e textos, sobre a militância política, o jazz e a literatura a partir da conversa entre o escritor e o jornalista. A editora encomendou a Eric Nepomuceno uma nova tradução de O Jogo da Amarelinha, mas ainda não marcou o lançamento. Outro livro novo, lançado pela editora Dsop, é Cortázar - Notas Para Uma Biografia, de Mario Goloboff. A Recordeditora criou, aliás, o ciclo “Todo Cortázar 100 anos - Um Só Autor, Muitas Artes”, em parceria com o Instituto Cervantes, que abriga o evento no Rio até o fim de agosto. Em São Paulo, Angélica Freitas, Reinaldo Moraes e Ronaldo Bressane falam sobre a obra do argentino com mediação de Gabriela Longman, na terça-feira. O encontro ocorre às 19h30, na Livraria da Vila (loja Fradique) ao som de uma banda de jazz, uma das grandes paixões de Cortázar.

O centenário do escritor é tema de uma série de festejos país afora. Na terça, ele é destaque na Bienal do Livro. Ao lado de Jorge Luís Borges e Gabriel Garcia Márquez, ele será tema de debate que reunirá Elsa Osorio, José Eduardo Agualusa e Socorro Acioli no Salão de Ideias, às 20 h. Para as crianças, a partir das 10 h, na Praça da Palavra, começa o espetáculo Fantástico Cotidiano, com a Cia Ju Cata-histórias. E, a partir das 14 h, o Grupo Matula Teatro sobe ao palco do Anfiteatro para encenar o peça Imago - Uma Lua N’Água. No Sesc Santo André, destaque para “Encontro com Cortázar”, dia 16 de setembro, com o escritor Julián Fuks, o professor de filosofia Fabiano Barboza Viana e o jornalista Reynaldo Damazio.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.