Bienal do Livro do Rio de Janeiro
Bienal do Livro do Rio de Janeiro

Bienal do Livro do Rio começa com Mark Manson, Monja Coen e Conceição Evaristo

A Bienal do Livro do Rio espera receber 600 mil pessoas até domingo, 8; há programação para todas as idades e são esperados livros com descontos

Maria Fernanda Rodrigues, O Estado de S. Paulo

29 de agosto de 2019 | 16h00

Começa nesta sexta, 30, e vai até domingo, 8, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Com investimento por parte dos organizadores e dos expositores de R$ 44 milhões, a Bienal vai receber cerca de 300 autores e vai homenagear Ana Maria Machado em seus 50 anos de carreira.

Entre os convidados estrangeiros, destaque para Mark Manson, autor de A Sutil Arte de Ligar o F*oda-se, o livro mais vendido no Brasil em 2018; Steven Levitsky, autor de Como as Democracias Morrem, Marc Levy e C.J. Tudor. Entre os brasileiros, Laurentino Gomes, Monja Coen, Ryane Leão, Márcio Souza, Jarid Arraes e Conceição Evaristo. Isso, sem contar a programação das editoras em seus estandes. A programação completa da Bienal pode ser vista no site da feira.

A Bienal do Rio criou diferentes espaços destro do Riocentro para abrigar os diferentes públicos e autores. Pela Estrada A Fora... é o nome do espaço para crianças, uma área cenográfica de 500 m2. Na Arena #SemFiltro, os jovens leitores se encontram com seus ídolos. Haverá, ainda, nos dias 2 e 3, o Fórum de Educação. O Café Literário recebe encontros mais intimistas e literários. Já o Palco Maracanã vai receber os autores mais midiáticos e influenciadores. Há ainda o Auditório Madureira, também para encontros com o público.

 

São esperadas 600 mil pessoas na Bienal do Livro do Rio e 120 mil estudantes já estão com a visita agendada. Neste momento de crise do mercado editorial, com as redes Cultura e Saraiva em recuperação judicial, é a chance de as editoras apresentarem seus livros que não estão encontrando espaço nas prateleiras das livrarias. São esperados descontos também - uma tentativa de as editoras aproveitarem a Bienal para fazer caixa.

 

A Bienal será realizada entre hoje, 30, e 8 de setembro, no Riocentro, com ingressos a R$ 30. De 2ª a 5ª, o horário de funcionamento será das 9h às 21h. Na sexta, das 9h às 22h. E, nos finais de semana, das 10h às 22h.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.