Mel Evans/AP
Mel Evans/AP

Autora Jan Berenstain morre aos 88 anos

Escritora morreu na semana passada em Filadélfia, aos 88 anos, após sofrer um derrame

Reuters,

27 Fevereiro 2012 | 18h41

A autora infantil Jan Berenstain, que criou com seu falecido marido Stan os populares ursos da série Berenstain Bears, morreu na semana passada em Filadélfia, aos 88 anos, após sofrer um derrame, disse sua editora nesta segunda-feira.

"Estamos todos profundamente entristecidos por partilhar com vocês a notícia de que Jan Berenstain, membro sobrevivente de uma das maiores equipes em toda a literatura infantil -Stan e Jan Berenstain-, faleceu na sexta-feira passada", disse a editora Random House em nota. Stan Berenstain morreu em 2005, aos 82 anos.

Jan e Stan se conheceram na escola de artes, se casaram em 1946 e tiveram a ideia de escrever o primeiro livro da série "Berenstain's Baby Book" enquanto se deparavam com os desafios de criar seus dois filhos.

The Big Honey Hunt, primeira aventura da família de ursos, saiu em 1962. Mais de 250 milhões de exemplares foram vendidos, em 23 idiomas, e o livro deu origem a programas de TV, brinquedos, jogos e programas de computador.

As histórias da família de ursos -pai, mãe e um casal de irmãos- giram em torno de dilemas cotidianos, tentando oferecer respostas às dúvidas que pais e filhos enfrentam.

"Os livros são tão úteis para os adultos nos seus anos de paternidade quanto para as crianças", disse a editora Kate Kilmo, do selo Golden Books for Young Readers, da Random House.

Mais conteúdo sobre:
literatura Jan Berenstain

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.