Sigrid Estrada
Sigrid Estrada

Autor de 'Me Chame Pelo Seu Nome', André Aciman participa da Flip

Livro lançado no Brasil pela Intrínseca foi adaptado para o cinema e concorre ao Oscar 2018 em quatro categorias: melhor filme, melhor ator, melhor canção original e roteiro adaptado

Redação

02 Março 2018 | 18h00

André Aciman, escritor egípcio radicado nos EUA, é o terceiro convidado confirmado da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que será realizada entre os dias 25 e 29 de julho, em Paraty. Ele é autor de Me Chame Pelo Seu Nome, romance que deu origem ao filme homônimo, dirigido pelo italiano Luca Guadagnino, e que fala sobre desejo e memória.  O filme é indicado em quatro categorias do Oscar 2018, que revela seus vencedores do domingo, 4: melhor filme, melhor ator (Timothée Chalamet), melhor canção original e roteiro adaptado (James Ivory).

Segundo a curadora Josélia Aguiar, o autor vai tratar de exílio, da escrita da memória e do desejo, de paisagens e identidades múltiplas e multiculturais, temas interditos e Proust.

+++ 'Me Chame pelo Seu Nome' é uma história de amor ambientada no campo italiano, nos anos 80

Publicado originalmente em 2007, seu livro só chegou ao Brasil este ano, na esteira do filme. Seu protagonista e narrador, Elio, de 17 anos, vive o impacto do primeiro amor ao conhecer Oliver, um norte-americano atraente e evasivo que se hospeda na casa de veraneio da família, na Riviera italiana, para trabalhar como assistente de pesquisa do pai de Elio, professor de universitário.

+++ Antes do Oscar, 'Me Chame Pelo Seu Nome' é o filme mais buscado na internet pelos brasileiros

André Aciman, judeus sefardistas, nasceu em Alexandria, no Egito. A família, como outras de origem judaica, foi expulsa do Egito e exilou-se na Itália. Ele é doutor em literatura comparada pela Universidade Harvard, foi professor na Universidade de Princeton e atualmente leciona no The Graduate Center em Nova York. É autor de sete livros - três romances.

+++ André Aciman fala ao 'Estado' sobre 'Me Chame Pelo Seu Nome'

Recentemente, a Flip, que presta homenagem para a poeta Hilda Hilst este ano, anunciou que a atriz Fernanda Montenegro e a compositora Jocy de Oliveira estarão na abertura do evento.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.