Zoomp se reorganiza e fecha lojas

A Zoomp, uma das maiores confecçõesbrasileiras, está concluindo um processo de reestruturação queresultou no fechamento de diversas lojas durante o ano passado.A decisão de reduzir os pontos-de-venda foi motivada pela baixarentabilidade de algumas lojas, retratada na perda de receitaentre 2000 e 2001. O faturamento da Zoomp Confecções S.A. caiude R$ 134,47 milhões para R$ 124,43 milhões no período. Segundo o balanço financeiro da empresa divulgadorecentemente, estão sendo fechadas as lojas próprias de baixoretorno ou que davam prejuízo à rede. O objetivo, ao final doprocesso, é manter apenas as operações próprias nas cidades deSão Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, desde que estejaminstaladas em bons pontos comerciais. Com relação às lojasfranqueadas, também se optou pelo fechamento daquelas que nãodavam retorno e devem ser mantidas apenas as de melhor imagem. A intenção da empresa agora é concentrar os esforços naslojas multimarcas que garantem maior retorno e o fortalecimentodas marcas Zoomp e Zapping. Este canal é responsável por 53% dototal das vendas. As lojas próprias vendem outros 32% e asfranquias, 13%. A Zoomp ainda exporta 2% de sua produção.Atualmente a rede tem 23 lojas, 27 franquias e 1.220 unidadesmultimarcas. O carro-chefe das duas marcas são as calças jeans, querespondem por 37% das peças vendidas. A produção está quasecompletamente terceirizada. Também toda a estrutura logística,interna e externa, foi passada para as mãos de outra empresa.Até o estoque está sendo gerido desta forma. O inferno astral da Zoomp começou em 1999 e teve comocausa diversos fatores, mas a principal pode ter sido a expansãode forma desorganizada. Diversos shoppings chegaram a atrairredes concorrentes, como a própria Zoomp, Forum e Ellus, nummesmo espaço, dividindo portanto a atenção dos clientes dasclasses A e B, para as quais as confecções trabalham. No ano passado, o faturamento da empresa recuou 7,4% emrelação a 2000. As despesas operacionais também caíram, de R$ 735 milhões para R$ 3,16 milhões, mas o prejuízo operacionalcresceu de R$ 9,19 milhões para R$ 12,51 milhões, motivadoprincipalmente pelo aumento das despesas financeiras, quepassaram de R$ 5,44 milhões para R$ 8,71 milhões. O prejuízo líquido caiu de R$ 14,91 milhões para R$ 6,40milhões devido a uma retração muito forte das despesas nãorecorrentes (de R$ 6,95 milhões para R$ 540 mil), referentes àprovisão de devedores duvidosos e ao estoque obsoleto.Embora a empresa informe que as vendas estejam indo bem e que osresultados da São Paulo Fashion Week, encerrada na semanapassada, foram bons, as informações que correm no mercado são deque ela ainda busca apoio financeiro para continuar a bancar oneg ócio. Procurada pela reportagem da Agência Estado, a Zoompnão quis se manifestar.

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