Wagner Tiso Trio abre Instrumental Sesc Brasil de maio

Wagner Tiso, Márcio Malard e Victor Biglione formam o trio de piano, violoncelo e guitarra que abre a programação de maio do Instrumental SESC Brasil, no dia 2, informa a assessoria de imprensa do Sesc. O trio tocará temas do Clube da Esquina e de compositores como Gilberto Gil, Chico Buarque, Ataulfo Alves, Tom Jobim e Villa Lobos. Até o final do mês, sempre às segundas, estão no palco Teatro Anchieta, do Sesc Consolação, Flávio Bala (dia 9), Martinez JazzFunk (dia 16), Na Gaveta (dia 23) e Lílian Carmona Band (dia 30).

AE, Agência Estado

19 Abril 2011 | 09h00

No dia 2, estarão no repertório do Wagner Tiso Trio as músicas Sonho de carnaval (Chico Buarque), Pavana (G. Faure), 7-Tempos (Wagner Tiso), Doce de coco (Jacob do Bandolim), Na cadência do samba (Ataulfo Alves), Só danço samba" (Tom e Vinicius), Samba de uma nota só (N. Mendonça e Tom), Altumm leaves (F. Prevert), Cravo e canela (M. Nascimento e R. Bastos), Medley (Gilberto Gil), Aquarela do Brasil (Ari Barroso), Os cafezais sem fim (Wagner Tiso), Choro de mãe (Wagner Tiso), Vento bravo (Edu Lobo) e Vera cruz (Milton Nascimento).

No dia 9, subirá ao palco Flávio Bala. De acordo com texto de divulgação, ele começou sua carreira nos anos 80, estudou na Berklee College of Music em Boston, transferindo-se em para Los Angeles, onde exerceu sua profissão por mais dois anos e meio. Estudou com saxofonista como: Bob Sheppard, Phill Sobel e Moacir Santos. "Sua contribuição à música internacional está impressa, tendo uma concepção de acid jazz, toques brasileiros e melodias ousadas", informa o Sesc.

No dia 16 acontecerá o show do Martinez JazzFunk, grupo instrumental paulistano que mistura jazz, rock, funk, gipsy e boogaloo. "Os temas são na sua maioria compostos pelo guitarrista Rafael Martinez, que iniciou o projeto em 2003 juntamente com Nandinho Thomaz na bateria e a pegada funk de Daniel Xingu no baixo. Em 2007 incorporou a cozinha original e finalmente no mesmo ano formou o atual quarteto com o vibrafonista Beto Montag, recém-chegado do Canadá com o seu raro instrumento incrementado por pedais de guitarra."

O grupo apresentará o show "Brasilidade Urbana", composto por músicas do CD independente "Martinez" (2009) e composições mais recentes do segundo CD (em fase de gravação). "Os temas refletem o espírito das noites do centro, baixo-Augusta e Vila Madalena e são bordados pelas inspiradas melodias do saxofonista e flautista Marcelo Monteiro, o quinto elemento da banda. As influências vêm desde Wes Montgomery, Grant Green, John Scofield, Herbie Hancock, Eumir Deodato, Miles Davis, Jimi Hendrix, Frank Zappa, Jeff Beck até o rock experimental dos grupos Radiohead, Can e Tortoise."

No dia 23 de maio será a vez do "Na Gaveta", com arranjos feitos especialmente para o grupo Big Band Na Gaveta. A big foi formada no ano de 2005, desenvolvendo um trabalho que "explora ao máximo a capacidade e peculiaridade de cada músico e desenvolvendo uma linguagem uniforme e inovadora."

"Um dos objetivos da Big Band Na Gaveta - composta por músicos de Campinas e região que se uniram para pesquisar uma nova sonoridade dentro dessa peculiar formação instrumental - é inovar nos arranjos e composições inéditas, mostrando um trabalho de composição instrumental moderno, que mescla elementos da música popular e erudita, tanto na exploração de texturas musicais quanto na forma e estrutura das composições."

No dia 30 será a vez da Lílian Carmona Band, que leva o nome da baterista Lilian Carmona, que apresenta sua nova banda instrumental em turnê nacional. "No atual cenário da música instrumental, os grupos tendem a uma formação menor e a buscar como meta o virtuosismo técnico. Lilian Carmona inicia um movimento no caminho inverso, optando por uma banda com 10 integrantes, sendo dois teclados, baixo, guitarra e cinco sopros. Admiradora de grandes orquestras, Lilian explora em seus arranjos a expressividade artística por meio de elaboradas harmonias e combinações sonoras somadas a dinâmicas e ao balanço rítmico."

Instrumental SESC Brasil

Segundas, às 19h.

Teatro Anchieta do SESC Consolação

Rua Doutor Vila Nova, 245

Fone: 3234-3000

Grátis.

Retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria.

Os shows são gravados pelo SESCTV e exibidos em programas inéditos às segundas, às 22h, com reprises durante a semana (consulte a grade de programação no site www.sesctv.org.br.

Site oficial: http://instrumentalsescbrasil.org.br

Mais conteúdo sobre:
música instrumental Sesc

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.